ENSINO PRESENCIAL E A DISTANCIA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM: UM ENSAIO CLÍNICO

Autores

  • Adriane das Neves Silva Universidade Federal Fluminense
  • Benedito Carlos Cordeiro Mestrado Profissional em Ensino UFF/RJ-Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2016v2n2p189-199

Palavras-chave:

Educação Continuada, Educação a Distância, Enfermagem, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Sistemas de Informação.

Resumo

O objeto deste estudo é o uso das tecnologias da informação e da comunicação em programas de ensino para profissionais de enfermagem. Objetivou-se comparar o conhecimento adquirido pelos profissionais auxiliares e técnicos de enfermagem que utilizaram o ambiente virtual de aprendizagem e os que receberam treinamento presencial. Trata-se de pesquisa experimental, do tipo ensaio clínico não randomizado, com abordagem quantitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 32 auxiliares e técnicos de enfermagem, que foram divididos em dois grupos: caso controle, com 15 profissionais que realizaram o programa de ensino na modalidade presencial; grupo intervenção, com 17 sujeitos que fizeram o curso a distância.  Os dados foram coletados por questionário de caracterização do sujeito e por instrumento de avaliação (pré e pós-teste), entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014. Os resultados mostram que houve aumento das notas finais em ambos os grupos, porém a evolução do grupo presencial foi mais significativa. Concluiu-se que o uso do ensino à distância nos programas de educação permanente em saúde representa um grande aliado ao processo de ensino e aprendizagem, contudo se faz necessário romper as limitações impetradas pelo uso de tecnologias da informação. 

Biografia do Autor

Adriane das Neves Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Grande Rio (1995). Habilitação em Saúde Pública pela UNIRIO (1996). Especialização em Cuidados Intensivos Cardiológicos pela UFF (2002) e Especialização em Formação Pedagógica e Educação na Area de Saúde pela FIOCRUZ (2003). Especialista em Educação a distancia pela UNISEB (2013). Mestre pela UFF (2014). Pós-graduanda em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD pela UFF (2014). Pós-graduanda em Ativação de Processos de Mudanças na Formação Superior em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ (2015). Atualmente é enfermeira do HOSPITAL INFANTIL ISMÉLIA DA SILVEIRA e Docente no Colégio Estadual Hilton Gama. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Cuidados Intensivos, Emergência, Clínica Médica e Cirúrgica, Maternidade, pediatria e em destaque Educação Permanente. Tutora pelo site Buzzero.com e learncafe.com.

Benedito Carlos Cordeiro, Mestrado Profissional em Ensino UFF/RJ-Brasil.

Farmacêutico. Docente do Mestrado Profissional em Ensino UFF/RJ-Brasil.

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

Silva, A. das N., & Cordeiro, B. C. (2016). ENSINO PRESENCIAL E A DISTANCIA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM: UM ENSAIO CLÍNICO. aúde m edes, 2(2), 189–199. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2016v2n2p189-199

Edição

Seção

Artigos Originais