ENSINO PRESENCIAL E A DISTANCIA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM: UM ENSAIO CLÍNICO
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2016v2n2p189-199Palavras-chave:
Educação Continuada, Educação a Distância, Enfermagem, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Sistemas de Informação.Resumo
O objeto deste estudo é o uso das tecnologias da informação e da comunicação em programas de ensino para profissionais de enfermagem. Objetivou-se comparar o conhecimento adquirido pelos profissionais auxiliares e técnicos de enfermagem que utilizaram o ambiente virtual de aprendizagem e os que receberam treinamento presencial. Trata-se de pesquisa experimental, do tipo ensaio clínico não randomizado, com abordagem quantitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 32 auxiliares e técnicos de enfermagem, que foram divididos em dois grupos: caso controle, com 15 profissionais que realizaram o programa de ensino na modalidade presencial; grupo intervenção, com 17 sujeitos que fizeram o curso a distância. Os dados foram coletados por questionário de caracterização do sujeito e por instrumento de avaliação (pré e pós-teste), entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014. Os resultados mostram que houve aumento das notas finais em ambos os grupos, porém a evolução do grupo presencial foi mais significativa. Concluiu-se que o uso do ensino à distância nos programas de educação permanente em saúde representa um grande aliado ao processo de ensino e aprendizagem, contudo se faz necessário romper as limitações impetradas pelo uso de tecnologias da informação.Referências
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