EDUCAÇÃO MÉDICA: DESAFIO DA HUMANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO

Autores

  • Ligia Marques Vilas Boas Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Mônica Ramos Daltro Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Carolina Pedroza Garcia Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Marta Silva Menezes Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2017v3n2p172-182

Palavras-chave:

Educação Médica, Currículo, Humanização

Resumo

A formação essencialmente biomédica já não atende às necessidades de saúde da sociedade. A educação médica tem sido desafiada a assumir um currículo comprometido com uma práxis humanizada. Este estudo analisa a percepção do docente sobre a proposta humanística no currículo do curso de medicina de uma instituição privada de ensino. Pesquisa exploratória descritiva, de natureza qualitativa, realizada com 19 docentes. Dados analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, que identificaram três categorias: Como é (des)envolvido o humanismo no currículo de medicina, com quatro subcategorias: intuitiva, formação profissional, cuidado singular e investimento institucional; Como pode ser (des)envolvido o humanismo no currículo, com cinco subcategorias: organização curricular, conteúdo, metodologia, formação dos profissionais e pesquisa; Limitações para o (des)envolvimento do humanismo no currículo, com duas subcategorias: currículo e vem de berço. A discussão evidencia que o humanismo é abordado no currículo, porém, apresenta-se de forma desarticulada, revelando que o tratamento dado ao tema está vinculado a componentes específicos e ao cenário no qual é desenvolvido, assim como à prática individual do docente. Isso destaca a necessidade de uma elaboração coletiva de estratégias que fortaleçam a práxis pedagógica docente com base nos princípios humanísticos. 

Biografia do Autor

Ligia Marques Vilas Boas, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Pedagóga, Mestrado em Tecnologias em Saúde pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Assessora pedagógica do Programa Institucional de Desenvolvimento Docente (PROIDD) da EBMSP. 

Mônica Ramos Daltro, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Psicóloga, doutora em Medicina e Saúde Humana. Professora adjunta do programa de Pós Graduação em medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Humana

Carolina Pedroza Garcia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Enfermeira, Doutoranda em Medicina e Saúde Humana EBMSP Pró Reitora de Extensão da EBMSP 

Marta Silva Menezes, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Médica , Doutora  Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia. Professora profa. Titular do Curso de Medicina e do Curso de Mestrado em Tecnologias em Saúde 

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Publicado

2017-10-19

Como Citar

Vilas Boas, L. M., Daltro, M. R., Garcia, C. P., & Menezes, M. S. (2017). EDUCAÇÃO MÉDICA: DESAFIO DA HUMANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO. aúde m edes, 3(2), 172–182. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2017v3n2p172-182

Edição

Seção

Artigos Originais