MOVIMENTO “DE SAIA OU SAIA” - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Eduardo Sant Ana Honorato Universidade do Estado do Amazonas
  • Tirza de Almeida da Silva Universidade Federal do Amazonas Universidade do Estado do Amazonas
  • Márcia Cristina Henriques Levi Universidade do Estado do Amazonas
  • Larissa Gabriela Lins Neves Universidade do Estado do Amazonas
  • Felipe Gonzaga de Carvalho Gondim Universidade Federal do Amazonas
  • Sonia Maria Lemos Universidade do Estado do Amazonas
  • Darlisom Sousa Ferreira Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2017v3n4p438-450

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, intitulado “De saia, ou saia”, cujo objetivo foi protestar contra as práticas de cerceamento e proibição do uso de saias nas dependências da Escola Superior de XXXXX da Universidade xxxxxxx. O movimento se deu no próprio prédio da instituição, expandindo-se para uma manifestação pacífica dentro de um shopping da zona centro sul de Manaus. O resultado obtido após o movimento, além da ampla discussão sobre a institucionalização dos corpos, dos costumes postos e da noção de adequação das vestimentas dentro de uma instituição de ensino, foi a publicação da Portaria no xxx/2017- xxx/xxx, que revogou as proibições anteriormente praticadas e a permissão, bem como o livre arbítrio quanto ao uso vestimentas dentro da xxxx. 

Biografia do Autor

Eduardo Sant Ana Honorato, Universidade do Estado do Amazonas

Psicólogo, Doutor em Saúde da Mulher e da Criança, com ênfase em Sexualidade e Gênero, pela Fiocruz (IFF-RJ). Pós-graduado em Saúde da Família (UFSC) e Docência Superior (UGF). É Psicólogo Perito Examinador de Trânsito (UFSC), concursado como especialista em saúde na Secretaria Municipal de Saúde, onde faz atendimentos clínicos em Unidade Básica de Saúde. Concursado como Professor Adjunto na Escola Superior de Ciências da Saúde - ESA - na Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Professor e Orientador no Programa de Mestrado Profissionalizante em Saúde fa Família (Abrasco-Fiocruz). É Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Promoção e Educação em Saúde - GEPPES (UEA). Exerce as funções de Coordenador do Curso de especialização em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas; Coordenador do Curso de Especialização em Sexualidade, Gênero e Direitos Humanos e Coordenador do Curso de Especialização em Psicologia da Saúde. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Membro da Comissão do Programa de Iniciação Científica e Membro parecerista da Comissão de Produtividade. É colunista da Revista Psiquê Ciência e Vida (cinema) e autor do livro "Cinematerapia: Entendendo Conflitos". Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da FMT. Suas produções e interesses em Pesquisa estão voltados principalmente para os seguintes temas: Cibercultura e Saúde Pública e HIV/AIDS; Tecnologia e Inovação em Educação em Saúde; Vulnerabilidade, Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

Tirza de Almeida da Silva, Universidade Federal do Amazonas Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Martha Falcão (2012). É Especialista em Psicologia SócioJurídica e Criminologia pela Faculdade Martha Falcão e cursa Especialização em Psicologia da Saúde (UEA). Atualmente é mestranda na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Psicologia na linha de processos de saúde. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Promoção e Educação em Saúde - GEPPES, orientadora de alunos da Especialização em Saúde Mental, Álcool e Drogas e co-orientadora dos alunos de Programa de Acadêmico de Iniciação Científica - PAIC-UEA. Possui experiência como docente, atuando desde a monitoria acadêmica. Suas áreas de interesse e pesquisa são: HIV/AIDS, Psicologia da Saúde, Psicologia Jurídica e Teorias da Personalidade, TCC e Saúde Coletiva.

Márcia Cristina Henriques Levi, Universidade do Estado do Amazonas

Aluna do Curso de Psicologia da Faculdade Marta Falcão – DEVRY; Pós-graduanda no Curso de Sexualidade, Gênero e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas. Graduada em Direito – UNINILTONLINS; Mestre em Direito Ambiental – Universidade do Estado do Amazonas.

Larissa Gabriela Lins Neves, Universidade do Estado do Amazonas

Psicóloga graduada na Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Processos Psicológicos da Saúde na Universidade Federal do Amazonas. Pós-Graduanda em Sexualidade, Gênero e Direitos Humanos na Universidade do Estado do Amazonas. Psicóloga Fiscal do Conselho Regional de Psicologia 20ª Região.

Felipe Gonzaga de Carvalho Gondim, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmico do curso de Psicologia, do 8º período, na Universidade Federal do Amazonas. Servidor público federal da Universidade Federal do Amazonas, lotado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, como assistente em administração. Possui experiência em função administrativa. Possui experiência também como analista de mídias sociais.

Sonia Maria Lemos, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1986), Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade de Cruz Alta (1999), Especialização em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (2002) e mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2009). Atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, Professora Assistente I da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Programas de Atendimento Comunitário, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, saúde mental, vulnerabilidade, ambiente, formação e ethos socioambiental.

Darlisom Sousa Ferreira, Universidade do Estado do Amazonas

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará - UEPA e Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atualmente é Diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), docente e pesquisador na área de Atenção Primária à Saúde e Educação em Saúde. No campo Assistencial foi servidor da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM) por oito anos, atuou no Centro de Atenção Integral a Melhor Idade (CAIMI), Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro e Maternidade Nazira Daou. Foi servidor por dez anos da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) atuando na Estratégia Saúde da Família no Distrito Leste de Saúde de Manaus-AM. Foi Intensivista da UNISAÚDE Cooperativa Multiprofissional na UTI da Fundação Hospital Adriano Jorge e colaborador do Hospital Universitário Dona Francisca Mendes (HUDFM) nas Unidades de Internação Clínica e Cirúrgica; UTI Adulto, Unidade Coronariana e Pós Operatório de Cirurgia Cardiovascular. No Campo Educacional iniciou a docência em Cursos de Formação Profissional para Auxiliares e Técnicos de Enfermagem; foi Professor Substituto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Professor Assistente na Universidade da Amazônia (UNAMA). Na Gestão Universitária foi Coordenador do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM - ULBRA) e Subcoordenador do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Possui experiência Gestão e Docência da Educação Superior, Atenção Primária à Saúde, Educação em Enfermagem, Enfermagem em Saúde da Família e da Coletividade, Saúde Materna, Enfermagem Gerontológica e Geriátrica, UTI Adulto, Unidade Coronariana e Pós-Operatório de Cirurgia Cardiovascular. Foi pesquisador do Grupo Práticas Educativas em Saúde na Amazônia (PESCA - UEPA) de 2007 a 2015. Atualmente é Vice Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Promoção e Educação em Saúde (GEPPES - UEA), e Membro do Práxis - Laboratório de Pesquisa sobre Trabalho, Ética, Saúde e Enfermagem (PEN - UFSC). Suas produções e interesses em Pesquisa estão voltados principalmente para os seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Integralidade em Saúde, Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Educação em Enfermagem, Enfermagem em Saúde da Família e da Coletividade, Saúde do Idoso e; Representações Sociais em Educação, Saúde e Enfermagem.

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Publicado

2018-03-18

Edição

Seção

Relato de Experiência