Vivências na graduação em Psicologia: discutindo a saúde mental dos universitários
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n4p175-189Abstract
Objetivo: identificar e discutir fatores relacionados à saúde mental de estudantes universitários. Métodos: trata-se de um relato de experiência, realizado por acadêmicos do Curso de Psicologia do Centro Universitário Redentor (UniRedentor), ocorrido em outubro e novembro de 2017. As informações foram coletadas por meio de observação, aplicação de instrumentos e análise documental. Para fundamentar a pesquisa foi inicialmente realizado um levantamento bibliográfico em literatura científica, a partir da compilação de trabalhos publicados em revistas, livros especializados, pesquisas institucionais, bem como outras fontes necessárias. Resultados: Algumas das atividades desta prática foram aplicações de instrumentos de entrevistas, assim os resultados da pesquisa corroboram as afirmativas tangíveis ao sofrimento psíquico, onde mais de 70% (setenta por cento) dos universitários indicaram alteração do estado humoral durante o período de avaliações. Revelou-se também que 69% (sessenta e nove por cento) dos alunos desconhecem o verdadeiro sentido de estar saudável e 59% (cinquenta e nove por cento) consideram o ingresso na universidade como fator atenuador de problemas na saúde mental. Conclusões: É importante o desenvolvimento de ações de apoio psicológico aos universitários com efetiva atividade e divulgação, objetivando diminuir problemas psíquicos, o que poderá se refletir na diminuição da prevalência da sintomatologia depressiva, de ansiedade, ideação suicida e dificuldades de relacionamento, contribuindo para que o aluno tenha uma qualidade de vida mais saudável durante sua fase de construção de conhecimentos.References
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