O uso da “Tenda do Conto” como estratégia de educação popular para o cuidado à saúde da pessoa idosa na atenção básica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p255-263

Abstract

Este relato de experiência tem por objetivo descrever o uso da Tenda do Conto, como metodologia de Educação Popular para um grupo de idosos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no interior do Rio Grande do Norte, facilitado por residentes da Residência Multiprofissional em Atenção Básica da UFRN. Estudo de abordagem qualitativa e natureza descritiva desenvolvido mediante a experiência da inserção da metodologia da Tenda do Conto enquanto estratégia de reorientação das práticas de educação em saúde no cuidado do idoso. A inserção da metodologia proporcionou uma mudança nas práticas de educação em saúde na UBS em que o grupo se desenvolveu, antes caracterizadas por práticas educativas verticais que não surtiam na adesão dos idosos às atividades. A Tenda do Conto reunia mensalmente um grupo de 11 idosos e idosas em um espaço decorado com objetos antigos e uma cadeira de balanço em destaque. Os objetos trazidos pelos participantes também faziam parte da decoração e no momento de sentar à cadeira, o idoso poderia pegar seu objeto e contar sua história. Dentre as características que fazem esta experiência exitosa, destacam-se: a horizontalidade na relação profissional-usuário, a busca da preservação da autonomia dos participantes, a não utilização de discursos estereotipados sobre o envelhecimento, o fortalecimento de vínculos, o protagonismo dos idosos e a produção de saúde considerando as experiências de vida dos participantes. A difusão de espaços como este e o investimento em educação permanente para os profissionais são necessários para a institucionalização dos princípios da Política de Educação Popular.

Author Biographies

Lavínia Mabel Viana Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Fonoaudiologia (UFRN), com residência em Atenção Básica (UFRN) e mestranda em Saúde Coletiva (UFRN).

Tulia Fernanda Meira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Fonoaudiologia (UNIFOR), Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Mestre em Educação (UFC), Doutoranda em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP).

Helouise Thainá Silva Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Enfermagem (UFRN), Especialista na modalidade de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (UFRN) e Mestranda em Saúde Coletiva (UFRN).

Published

2019-05-17

How to Cite

Viana Lopes, L. M., Meira Garcia, T. F., & Silva Macedo, H. T. (2019). O uso da “Tenda do Conto” como estratégia de educação popular para o cuidado à saúde da pessoa idosa na atenção básica. aúde m edes, 5(3), 255–263. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p255-263

Issue

Section

Sessão Especial- Extensão na educação superior e profissional- Relatos de Experiência