“Tem um minuto para mim?”: diálogos entre formação inicial e responsabilidade social na formação em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n3p309-322Keywords:
Envelhecimento saudável, Responsabilidade social, Enfermagem em saúde comunitáriaAbstract
Trata-se de um relato que foca experiências com idosos institucionalizados no município de Serra-ES, produzidas com foco em contribuir com a qualidade de vida dessa população, alicerçado na noção da saúde como direito e que extrapola a dimensão anatomofisiológica. As intervenções/ações foram realizadas, portanto, nas instituições de longa permanência para idosos (ILPI) do município, por meio do projeto de extensão denominado “Tem um minuto para mim?”, contando com a parceria de voluntários convidados a compor o calendário de visitação às instituições. As ações/intervenções realizadas se deram em formato de oficinas/workshops ofertados para o público, no âmbito das ILPI's, incluíram atividades com animais doméscos resgatados pelo abrigo de animais resgatados “Vira Lata Vira Luxo”; slime; construção de painéis de histórias individuais e colevas; oficinas com equipamentos de realidade virtual e realidade aumentada; oficina de contar histórias; jogos e brincadeiras; dança, dentre diversos outros. Paralelamente, foram arrecadadas doações de material de higiene pessoal e limpeza e de alimentos não perecíveis para serem entregues às ILPI's durante as visitas. Foi possível, além de buscar a sensibilização dos voluntários para questões relacionadas ao envelhecimento, o mundo do trabalho e, em úlma instância, à vida; fomentar o estreitamento dos laços da instituição com a comunidade da qual faz parte, por meio de um espaço-tempo de formação que pode se constuir como ferramenta pedagógica para os cursos de graduação; além de buscar contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos idosos institucionalizados, entendendo-os como sujeitos e não como “objetos” de intervenção (profissional).References
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