Adaptação do jovem à universidade e o impacto no bem-estar psicológico do estudante de licenciatura em pedagogia

Authors

  • Laura Augusto de Souza UFRGS
  • Sergio Roberto Kieling Franco UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n2p59-69

Keywords:

Adaptação Acadêmica, Bem-Estar Psicológico, Licenciatura em Pedagogia.

Abstract

Investigar a formação docente é essencial à universidade com o intuito de alcançar melhorias. Neste sentido, a temática deste estudo está inserida no projeto “Os fatores de acesso e permanência que envolvem a formação docente na UFRGS e seus contrastes com as expectativas e demandas do mundo do trabalho em escolas públicas da rede básica no Estado do RS”. O objetivo é contribuir para a compreensão dos fatores que levam à adaptação do estudante à universidade e o impacto deste processo no bem-estar do aluno de Licenciatura em Pedagogia a partir de cinco dimensões de adaptação (pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional). Para verificar a adaptação do aluno ao curso utilizou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas, com amostra estudantil dos alunos da Pedagogia, em versão adaptada ao contexto brasileiro. Os dados foram analisados a partir de estatística descritiva e relacionados com a fundamentação teórica apresentada, permitindo, assim, uma interpretação referencial apoiada desses dados. Em suma, poucos estudantes apresentaram sintomas relacionados à ansiedade, depressão ou estresse na pesquisa. A maioria dos alunos demonstrou-se satisfeitos com sua escolha pelo curso, seu desempenho acadêmico e os recursos oferecidos pela universidade. Além disso, apesar de demonstrarem algum nível de ansiedade e altas expectativas, isso não interfere de forma direta em seu desempenho acadêmico ou desejo de concluir o curso.

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Published

2018-12-20

How to Cite

Augusto de Souza, L., & Franco, S. R. K. (2018). Adaptação do jovem à universidade e o impacto no bem-estar psicológico do estudante de licenciatura em pedagogia. aúde m edes, 4(2), 59–69. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n2p59-69

Issue

Section

Artigos Originais