Metodologia inovadora de ensino na residência em saúde: Experiência refletida

Autores/as

  • Suellen Rodrigues de Oliveira Maier Enfermeira, mestre em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Cuiabá. Professora Adjunta II da Universidade Federal de Mato Grosso, atuação na graduação em Enfermagem e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso.
  • Bruno da Silva Santos Enfermeiro, mestrando em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Cuiabá. Especialista em Saúde do Adulto e Idoso.

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n3p127-132

Resumen

Objetivo: Apresentar uma atividade de ensino com a utilização do Arco de Maguerez, segundo a perspectiva da aprendizagem baseada em problemas, como prática docente na residência em saúde em uma universidade pública no interior de Mato Grosso. Método: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, contemplando a mediação pedagógica com um grupo de residentes de enfermagem em um programa de residência multiprofissional em saúde, utilizando o Arco de Maguerez como estratégia de ensino. Resultados: os resultados retrataram a proposição de facilitação docente e não o modo tradicional do ensino teórico. Foi favorecida a Aprendizagem Baseada em Problemas, com uma formação que envolveu aspectos tanto do papel profissional como social no contexto da saúde local. Conclusão: após a utilização do Arco de Maguerez, por dois anos consecutivos, no programa de residência, percebeu-se a evolução dos residentes enfermeiros junto ao cenário de práticas.

Citas

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Publicado

2019-04-20

Cómo citar

Maier, S. R. de O., & Santos, B. da S. (2019). Metodologia inovadora de ensino na residência em saúde: Experiência refletida. aúde m edes, 4(3), 127–132. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n3p127-132

Número

Sección

Relato de Experiência