Projetos de extensão do Curso de Bacharelado em Enfermagem de uma universidade pública brasileira Título em inglês: Extension projects of Nursing Graduation Course in a Brazilian public university
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p117-127Palabras clave:
Relações Comunidade-instituições, Universidades, Enfermagem.Resumen
O tripé da universidade pública o ensino, pesquisa e extensão, tem a extensão como principal instrumento de inter-relação da Universidade com a sociedade. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Enfermagem, o projeto pedagógico deve prever atividades complementares e mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, como os programas de extensão. Esta pesquisa analisou projetos de extensão desenvolvidos no Curso de Bacharelado em Enfermagem de um campus da Universidade do Estado da Bahia. Objetivou traçar os perfis dos projetos de extensão, identificar as estratégias de Educação utilizadas nesses projetos e conhecer a opinião dos coordenadores acerca da extensão universitária. Metodologia qualitativa mediante análise do conteúdo do Sistema Integrado de Planejamento, e de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os coordenadores. Predominou o perfil social/acadêmico, priorizando a busca de solução para problemas sociais e a construção de sujeitos que participam de sua própria história e da sociedade em que estão inseridos, com resquícios do modelo assistencialista; temas vinculados aos interesses dos coordenadores ou as suas linhas de pesquisa; contribuição relevante de discentes na execução; uso de metodologias participativas, oficinas, rodas de conversa, ações educativas e de promoção; limitação imposta pela carga horária de atividades curriculares; dificuldade de deslocamento por falta de transporte; empenho pessoal de docentes coordenadores - inclusive de aporte de recursos financeiros próprios, para garantir a continuidade dos projetos e participação de discentes voluntários; subutilização do Sistema de Planejamento; necessidade de maior articulação com as atividades de ensino intramuros e os projetos político-pedagógicos da instituição; e fragilidade do processo de avaliação formal dos projetos.Citas
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras - FORPROEX. POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Manaus: FORPROEX; 2012.
Jezine E. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Área Temática de Gestão da Extensão, 2004; Belo Horizonte. MG.
Ministério da Educação e Cultura (BR). Conselho Nacional de Educação, Câmera de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília: Ministério da Educação e Cultura; 2001.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário Temático: Gestão do trabalho e de Educação na Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2013.
Freire P. Pedagogia do Oprimido. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra; 1994.
Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência e Saúde Coletiva. 2014; 19: p. 847-852.
MINAYO MCS. O desafio do Conhecimento. 12. ed. São Paulo: Hucitec; 2010.
Silva AH, Fossá MIT. ANÁLISE DE CONTEÚDO: EXEMPLO DE APLICAÇÃO DA TÉCNICA PARA ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS. Qualit@s Revista Eletrônica. 2015; 17: p. 1 - 14.
Carlomagno MC, Rocha LC. COMO CRIAR E CLASSIFICAR CATEGORIAS PARA FAZER ANÁLISE DE CONTEÚDO: UMA QUESTÃO METODOLÓGICA. Revista eletrônica da Ciência Política. 2016; 7: p. 173-88.
Senado Federal (BR). Contituição Federal. Artigo 207. [Online].; 1988 [cited 2018 Dezembro 31. Available from: 1. https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_18.02.2016/art_207_.asp.
UNEB. Regimento Geral da UNEB. Salvador: Universidade do Estado da Bahia; 2012.
UNEB - Unviersidade do Estado da Bahia. UNEB - PROEX. [Online].; 2015 [cited 2018 Dezembro 31. Available from: http://www.uneb.br/proex/files/2015/11/INFORMATIVO-I-CAMINHOS-PARA-A-CURRICULARIZA%C3%87%C3%83O-DA-EXTENS%C3%83O-NA-UNEB-2.pdf.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).