Construção de materiais educativos digitais para uma capacitação online sobre influenza: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p227-239Palabras clave:
Materiais educativos, Educação à distância, InfluenzaResumen
Este estudo buscou descrever o processo de desenvolvimento dos materiais educativos digitais utilizados na Capacitação sobre Influenza, ofertado pelo Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC) em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS). Trata-se de um estudo metodológico fundamentado no modelo de Falkembach, o qual estrutura o processo de desenvolvimento de materiais educativos digitais em cinco etapas: análise e planejamento, modelagem, implementação, avaliação e distribuição. Os resultados advindos remetem a descrição do processo de produção de material educativo em formato Hypertext markup language (html), com design responsivo, composto de infográficos, hiperlinks para material de apoio em PDF, jogos educativos e casos simulados. Na etapa de análise e planejamento, realizou-se o levantamento das necessidades da oferta do curso. Na etapa de modelagem definiu-se os modelos conceituais, de navegação e de interface do curso. Na etapa de implementação ocorreu a produção dos conteúdos didáticos e recursos avaliativos em diferentes formatos midiáticos. A etapa de avaliação consistiu na validação do curso por meio de instrumento sobre aspectos relacionados ao planejamento, produção e oferta do curso aplicados aos juízes especialistas na área de Vigilância da Influenza, Educação a Distância e Tutores da Capacitação. A etapa de distribuição constituiu na oferta do curso para o público-alvo. Conclui-se que o método de Falkembach funcionou eficazmente no desenvolvimento dos materiais educativos digitais utilizados na formação permanente de profissionais da vigilância em saúde promovida pela Capacitação sobre Influenza na modalidade a distância.Citas
Oliveira MAN. Educação a Distância como estratégia para a educação permanente em Saúde: possibilidades e desafios. Rev Brasileira de Enfermagem, Brasília. 2007; 60(5): 585-89.
Godoi KA, Padovani S. Avaliação de material didático digital centrada no usuário: uma investigação de instrumentos passíveis de utilização por professores. Produção. 2009; 19(3): 445-57.
Silva ASR, Gubert FA, Lima ICV, Rolim RM, Tavares DR, Silva DA, Almeida WAF. Validação de conteúdo e aparência de um curso online para a vigilância da influenza. Rev Ibero-Americana de Estudos em Educação. 2017; 12(2): 1408-20.
World Health Organization (WHO). Pandemic Influenza Preparedness Framework: Progress Report 2018. Geneva; 2019.
Silvia NA, Santos AMG, Cortez EA, Cordeiro BC. Limites e possibilidades do ensino à distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Rev Ciência & Saúde Coletiva. 2015; 20(4):1099-1107.
Falkembach GAM. Concepção e Desenvolvimento de Material Educativo Digital. RENOTE. 2005; 3(1).
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de Pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para as práticas da enfermagem. 7a ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2011.
Lima A, Santos S. O material didático na ead: princípios e processos. 2017 [citado 20 de março de 2019]. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/portal/wp-content/uploads/2017/07/Producao_de_Material_Didatico_Curso_de_Gestao_EaD.pdf
Oliveira MLG, Coutinho AJ, Silva ASR. Materiais educativos digitais para cursos online: reflexos da aplicação de um modelo de planejamento didático no ensino-aprendizagem e na avaliação em EaD na saúde. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2017, FORTALEZA - CE. Avaliação e seus espaços: desafios e reflexões. Fortaleza - CE: UFC, 2017. p. 1628-1644.
Echer IC. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Rev Latino-am Enfermagem. 2005; 13(5): 754-57.
Ivnik M, Jett MY. Creating written patient education material. CHEST Journal. 2008; 133(4): 1038-40.
Doak CC, Doak LG, Root JH. Teaching patients with low literacy skills. American Journal of Nursing. 1996; 96(12).
Bonesi PG, Souza NA. Fatores que dificultam a transformação da avaliação na escola. Rev Estudos em Avaliação Educacional. 2006; 17(134): 129-54.
Filatro, A. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil; 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).