A importância da humanização do cuidado em centro cirúrgico
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2p289-295Palabras clave:
Enfermagem, Humanização da assistência, Centro CirúrgicoResumen
Objetivos: relatar a experiência de um projeto de extensão que visou discutir com a equipe de enfermagem de um hospital universitário a humanização da assistência no centro cirúrgico. Métodos: pesquisa de campo exploratória, sendo utilizada de coleta de dados em grupo focal e aplicação de questionário. O cenário foi enfermarias cirúrgicas, masculina e feminina, e centro cirúrgico de um hospital universitário no município de Niterói/RJ, período de abril a dezembro de 2015. Os sujeitos foram 23 profissionais da equipe de enfermagem do centro cirúrgico e 8 pacientes em pós-operatório. Com os profissionais da equipe de enfermagem realizou-se 4 encontros com a técnica de grupo focal, abordando temáticas de humanização. Para os pacientes em pós-operatório realizou-se aplicação de questionário referente ao acolhimento pelos profissionais no centro cirúrgico. Os dados foram analisados e os resultados agrupados em categorias. Resultados: o acolhimento do usuário no centro cirúrgico é um cuidado fundamental, na medida em que se reconhece o ser humano valorizando seus sentimentos e emoções. A mecanização da assistência pode comprometer o atendimento humanizado e a tecnologia parece contribuir de forma pouco significativa para a prática do cuidado humanizado. A busca de melhoria da qualidade da assistência contribui para que novos modelos sejam adotados, nos quais o conceito de humanização tem lugar garantido. Conclusões: o projeto permitiu sensibilizar a equipe de enfermagem em centro cirúrgico acerca da humanização, facilitando a discussão e reflexão em relação a maneiras de se desenvolver uma prática humanizada que atenda às necessidades holísticas daqueles sob hospitalização.Citas
Cotta RMM et al. Debates atuais em humanização e saúde: quem somos nós? Ciênc. Saúde Colet. 2013; 18(1):171-179.
Mendonça ET et al. Concepções de técnicos de enfermagem acerca da humanização da assistência em centro cirúrgico. R. Enferm. Cent. O. Min. 2016; 6(3):2389-2397.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Cadernos HumanizaSUS – Atenção Hospitalar. Brasília: Ministério da Saúde; 2013.
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária – 2000-2001. Edição Atualizada. Disponível em: http://www.museunacional.ufrj.br/dir/extensao/docs/Plano%20Nacional%20de%20Extensao%20Universitaria.pdf Acesso em: 7 jan. 2019.
Bezerra JTM. Humanização da assistência do enfermeiro em centro cirúrgico. Brasília. Trabalho de conclusão de curso (Graduação). Faculdade de Ciências da Saúde. Centro Universitário de Brasília; 2007.
Giron MN, Berardinelli LMM, Santo FHE. O acolhimento no centro cirúrgico na perspectiva do usuário e a política nacional de humanização. Rev. enferm. UERJ. 2013; 21(6):766-771.
Oliveira MAC, Pereira IC. Atributos essenciais da Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família. Rev. bras. enferm. 2013; 66(esp):158-164.
Jorge Filho I. Cirurgia geral: pré e pós-operatório. 2. ed. São Paulo: Atheneu; 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).