Educação em Saúde como Estratégia de Empoderamento das Gestantes na Atenção Primária: Relato de Experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p25-33

Palavras-chave:

Educação em saúde, Gravidez, Enfermeira Obstetra

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de relatar a experiência de enfermeiras pós-graduandas do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica do Instituto Filadélfia – UniFil – Londrina/PR, durante as ações em saúde desenvolvidas no campo de estágio de Pré-Natal. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que foi desenvolvido a partir de uma atividade educativa e de consultas de Pré-Natal, norteado pelo tema “Quando procurar a maternidade?”, através de dinâmicas que simulavam a dilatação e banner com imagens autoexplicativas alusivas ao parto normal. A experiência foi de grande valia para todos os participantes. Enquanto alunas, pudemos compreender como se dá o cotidiano profissional e a importância de dirigir o momento da Educação em Saúde conforme as reais necessidades dos usuários. As gestantes e seus acompanhantes, no espaço disponibilizado, tiveram a oportunidade de externar seus medos e angústias e a partir das discussões, compreender melhor a gestação e o parto. Com isso, consideramos que o uso da Educação em Saúde é uma estratégia de empoderamento das mulheres grávidas, no intuito de minimizar os riscos de mobimortalidade da mãe e do recém-nascido, na medida em que possibilita o autoconhecimento.

Biografia do Autor

Elidiane Mattos Rickli, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Teologia pelo Centro Universitário Filadélfia (2015) e em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Possui Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário Filadélfia (2019). Mestra em Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Londrina (2020). Enfermeira da Secretaria Municipal de Porto dos Gaúchos-MT. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção básica e violência no ambiente universitário. 

Célia Maria da Rocha Marandola, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Pós-graduação em Saúde Coletiva (2011) e Urgência e Emergência (2012) pela ESAP, e Enfermagem Obstétrica (2017) pela UNIFIL. Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (2020) e enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Cambé.

Ana Paula Marques Pinha, Centro Universitário Filadélfia

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Filadélfia. Possui especialização em Saúde Pública, Coletiva e da Família. Atualmente atua como técnica de saúde em urgência e emergência - PRONTO ATENDIMENTO JD. LEONOR. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em urgência e emergência.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Rickli, E. M., da Rocha Marandola, C. M., & Marques Pinha, A. P. (2021). Educação em Saúde como Estratégia de Empoderamento das Gestantes na Atenção Primária: Relato de Experiência. aúde m edes, 7(2), 25–33. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p25-33