PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR (PTS) E INTERPROFISSIONALIDADE: UM RELATO DE ESTUDANTES DO PET SAÚDE. Singular therapeutic project and interprofessionality (PTS) - a report by students from PET health

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p83-89

Resumo

Em um ambiente que trabalhe vários profissionais, com formações diferentes e com visões terapêuticas diferentes, naturalmente irá aparecer dificuldades em promover um projeto terapêutico comum ao paciente, que considere o indivíduo na sua integralidade. Nessa perspectiva, o PTS - que é uma agregação de propostas de atuações terapêuticas articuladas para um indivíduo, família ou grupo – é uma ferramenta que auxilia na busca de uma singularidade de ações a partir do diagnóstico firmado. A sistematização da experiência se deu em maio e junho de 2019. O objetivo foi relatar a utilização do PTS como instrumento de trabalho interprofissional. Trata-se de um ensaio descritivo do tipo relato de experiência sistematizado por integrantes do PET-Saúde Interprofissionalidade de Sobral, Ceará. O cenário do estudo foi o CAPS Damião Ximenes Lopes, Sobral-Ce. A construção do PTS no CAPS se dá por meio de uma reunião, denominada “roda de discussão”, onde os diferentes atores do processo elaboram juntos estratégias de promoção à saúde. Logo, é o momento que o prontuário de algum usuário do serviço é escolhido para ser debatido entre os profissionais segundo suas especialidades, porém, as abordagens de intervenção são pensadas em equipe. Desse modo, o PTS se configura como um aliado na resolução de questões que acompanham os sujeitos assistidos no contexto da saúde mental, uma vez que o caráter dinâmico e complexo presente nos equipamentos que atuam com a interprofissionalidade exigem profissionais capazes de assegurar uma melhor atenção à saúde, dispondo de respostas necessárias para as múltiplas demandas trazidas pelos pacientes.

Biografia do Autor

Gizelle Noronha Almeida, Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral

Graduanda de psicologia do nono semestre pela Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, monitora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde).

Cibelly Aliny Lima Freitas, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Enfermeira. Pós-doutorado em Enfermagem pela UFPR. Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Tutora do Pet-Saúde Interprofissionalidade

Aristides Parente Ponte Filho, Rede de Atenção Integral à Saúde Mental de Sobral/CE

Psicólogo. Especialista em Saúde Mental pelo Ministério da Saúde/UVA. Coordenador da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental de Sobral/CE. Professor livre docente de cursos de pós-graduação. Preceptor de Psicologia da Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Preceptor do Pet Saúde Interprofissionalidade

Ricardo Lima dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Profissional de Educação Física. Mestre em Saúde Coletiva pela UNIFOR. Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Tutor do Pet-Saúde Interprofissionalidade

Maria Socorro Dias de Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Enfermeira. Pós-doutorado em Enfermagem pela UECE. Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Coordenadora Geral do Pet-Saúde Interprofissionalidade. Diretora da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Almeida, G. N., Freitas, C. A. L., Ponte Filho, A. P., Vasconcelos, P. R., Ferreira, W. A., dos Santos, R. L., & de Araújo, M. S. D. (2021). PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR (PTS) E INTERPROFISSIONALIDADE: UM RELATO DE ESTUDANTES DO PET SAÚDE. Singular therapeutic project and interprofessionality (PTS) - a report by students from PET health. aúde m edes, 7(2), 83–89. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p83-89