PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR (PTS) E INTERPROFISSIONALIDADE: UM RELATO DE ESTUDANTES DO PET SAÚDE. Singular therapeutic project and interprofessionality (PTS) - a report by students from PET health
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p83-89Resumen
Em um ambiente que trabalhe vários profissionais, com formações diferentes e com visões terapêuticas diferentes, naturalmente irá aparecer dificuldades em promover um projeto terapêutico comum ao paciente, que considere o indivíduo na sua integralidade. Nessa perspectiva, o PTS - que é uma agregação de propostas de atuações terapêuticas articuladas para um indivíduo, família ou grupo – é uma ferramenta que auxilia na busca de uma singularidade de ações a partir do diagnóstico firmado. A sistematização da experiência se deu em maio e junho de 2019. O objetivo foi relatar a utilização do PTS como instrumento de trabalho interprofissional. Trata-se de um ensaio descritivo do tipo relato de experiência sistematizado por integrantes do PET-Saúde Interprofissionalidade de Sobral, Ceará. O cenário do estudo foi o CAPS Damião Ximenes Lopes, Sobral-Ce. A construção do PTS no CAPS se dá por meio de uma reunião, denominada “roda de discussão”, onde os diferentes atores do processo elaboram juntos estratégias de promoção à saúde. Logo, é o momento que o prontuário de algum usuário do serviço é escolhido para ser debatido entre os profissionais segundo suas especialidades, porém, as abordagens de intervenção são pensadas em equipe. Desse modo, o PTS se configura como um aliado na resolução de questões que acompanham os sujeitos assistidos no contexto da saúde mental, uma vez que o caráter dinâmico e complexo presente nos equipamentos que atuam com a interprofissionalidade exigem profissionais capazes de assegurar uma melhor atenção à saúde, dispondo de respostas necessárias para as múltiplas demandas trazidas pelos pacientes.Citas
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental : 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília, novembro de 2005.
BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria nº 336, de 19 de fevereiro de 2002. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. (Série A. Normas e Manuais Técnicos. Caderno de Atenção Básica, 27).
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Coordenação Geral de SM. Saúde no SUS: os centros de atenção psicossocial. Brasília, 2004
BOCCARDO ACS, ZANE FC, RODRIGUES S, MÂNGIA EF. O projeto terapêutico singular como estratégia de organização do cuidado nos serviços de saúde mental.
MERHY, E. E. Apostando em Projetos Terapêuticos Cuidadores: desafios para a mudança da escola médico ou utilizando-se da produção dos projetos terapêuticos em saúde como dispositivo de transformação das práticas de ensino-aprendizagem que definem os perfis profissionais dos médicos. Campinas, 1999.
Wetzel C, Kohlrausch ER, Pavani FM, Batistella FS, Pinho LB. Analysis of interprofessional in-service education in a Psychosocial Care Center. Interface (Botucatu). 2018; 22(Supl. 2):1729-38
BRASIL. Ministério da Saúde. Equipe ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular. 2a. ed. Série textos básicos de saúde. Brasília, DF, 2007ª.
Rocha EN, Lucena AF. Projeto Terapêutico Singular e Processo de Enfermagem em uma perspectiva de cuidado interdisciplinar. Rev Gaúcha Enferm. 2018; 39: e 2017- 0057.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. Genebra: OMS; 2010
COSTA, Marcelo Viana da. A educação interprofissional no contexto brasileiro: algumas reflexões. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [s.l.], v. 20, n. 56, p.197-198, mar. 2016.
Bustamante V, Onocko-Campos R, Silva AA, Treichel CAS. Indicadores para avaliação de Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi): resultados de uma pesquisa-intervenção. Interface (Botucatu). 2020; 24: e190276
BARR, Hugh; LOW, Helena. Introdução à Educação Interprofissional. Reino Unido: Caipe, 2013. 36 p. Tradução de: José Rodrigues Freire Filho.
SILVA, Danila Araújo e; ABREU, Luísa Caroline Costa; SILVA, Cauê Sousa Cruz e. Resolutividade do atendimento interprofissional no tratamento oportuno de complicações da diabetes –um relato de caso. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v. 6, n. 1, p.4561-4565, jan. 2020.
Merhy EE. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 2ª ed. São Paulo: Hucitec; 2005.
AGRELI, Heloise Fernandes; PEDUZZI, Marina; SILVA, Mariana Charantola. Atenção centrada no paciente na prática interprofissional colaborativa. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [s.l.], v. 20, n. 59, p.905-916, 13 maio 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. - Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 6
CARVALHO, L. G. P.; MOREIRA, M. D. S.; RÉZIO, L. A.; TEIXEIRA, N. Z. F.; A construção de um Projeto Terapêutico Singular com usuário e família: potencialidades e limitações. Rev. O mundo saúde, São Paulo; jul./jul. 2012
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).