A Clareza de Papéis entre os Profissionais de Saúde do NASF: Você sabe o papel do seu colega de trabalho na equipe?
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup1p361-373Palabras clave:
Educação Interprofissional. Equipe de Assistência ao Paciente. Papel Profissional.Resumen
Este relato de experiência busca trazer discussões sobre a clareza de papéis entre profissionais a partir da observação participante realizada no Núcleo Ampliado de Saúde da Família, localizado em Santa Cruz, interior do Rio Grande do Norte. Durante o processo, o grupo de apoio matricial, do Programa de Educação pela Saúde no âmbito da Interprofissionalidade, se inseriu no dia a dia no serviço e, mais especificamente, nas visitas domiciliares realizadas pelos profissionais. A partir da observação participante, discutimos como parte dos profissionais ainda possui uma representação cotidiana sobre a atuação dos colegas e trabalham de maneira individualizada. Ainda, destacamos que os profissionais que atuam mais frequentemente juntos parecem ter uma melhor compreensão da atuação dos colegas, no entanto, o trabalho interprofissional propriamente dito não foi observado durante as visitas domiciliares realizadas.Citas
Peduzzi M. Educação Interprofissional para o desenvolvimento de competências colaborativas em saúde. In: Toassi, RFC. Interprofissionalidade e formação na saúde:onde estamos? Porto Alegre: Rede UNIDA, 2017, 1, 102 p.
Costa MV; Peduzzi M; Filho JRF; Silva CBG. Educação Interprofissional em Saúde. Natal: SEDIS-UFRN, 2018.
Center for The Advancement of Interprofessional Education. Interprofessional Education: Today, Yesterday and Tomorrow [Internet]. United Kingdom: Centre for The Advancement of Interprofessional Education - CAIPE, c2002 [citado em 10 de Junho de 2020]. Disponível em: https://www.caipe.org/resources/publications/caipe-publications/caipe-2002-interprofessional-education-today-yesterday-tomorrow-barr-h
Barr H. Competent to collaborate: Towards a competency-based model for interprofessional education. Journal of Interprofessional Care; 1998; 181-187.
Interprofessional Education Collaborative. Interprofessional Collaborative Practice Competencies [Internet]. IPEC, c2016 [citado em 27 de Junho de 2020]. Disponível em:
https://nebula.wsimg.com/923d6ff345809ba51e831ea3377fcedf?AccessKeyId=DC06780E69ED19E2B3A5&disposition=0&alloworigin=1
Health Professions Accreditors Collaborative. Guidance on developing quality
interprofessional education for the health professions. Chicago, IL: Health Professions
Accreditors Collaborative - HPAC, 2019.
Batista REA, Peduzzi M. Collaborative interprofessional practice in emergency services: specific and shared functions of physiotherapists. Interface (Botucatu). 2018; 22(Supl. 2):1685-95.
Santos LC, Simonetti JP, Cyrino AP. A educação interprofissional na graduação de Medicina e Enfermagem em prática na atenção primária à saúde: a perspectiva dos estudantes. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [citado em 17 de Julho de 2020]; 22(2): 1601-1611. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601601&lng=en doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0507.
Rossit RAS, Freitas MAO, Batista SHSS, Batista NA.Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2018, 22(Suppl. 1), 1399-1410. doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0184
Sniffen K, Briggs E, Hinyard L, Breitbach AP. Interprofessional Role Clarity, Case-Based Learning, and Perceptions of Group Effectiveness Among Athletic Training and Physical Therapy Students in a Shared Professional Course. Internet Journal of Allied Health Sciences and Practice, 2019, 17 (4): 13.
Abib G, Hoppen N, Hayashi Junior P. Observação participante em estudos de administração da informação no Brasil. Rev. adm. empres., São Paulo, 2013, 53(6): 604-616. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003475902013000600008&lng=en&nrm=iso doi: https://doi.org/10.1590/S0034759020130608
Weber F. A entrevista, uma pesquisa e o íntimo, ou por que censurar seu diário de campo?. Horiz. antropol. Porto Alegre, 2009, 15 (32): 157-170. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832009000200007&lng=en&nrm=iso>. acesso em 30 de julho de 2020 doi: https://doi.org/10.1590/S0104-71832009000200007
Peduzzi M, Oliveira MAC, Silva JAM, Fernandes HCL, Neto MVM. Trabalho em equipe, prática e educação interprofissional. In: Martins AM, Carrilho FJ, Alves VAF, Castilho, EAyre, Cerri, GG, editores. Clínica Médica.Barueri-SP: Manole, 2016, 1, 171-179.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).