Percepção de enfermeiras educadoras sobre treinamento simulado utilizando realidade virtual aplicado aos alunos do curso de enfermagem
Nurse educators' perception of simulated training using virtual reality applied to nursing students
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4267Resumen
Objetivo: Verificar a percepção de enfermeiros com experiência em educação, a respeito da proposta metodológica de treinamento baseado em simulação virtual usando uma plataforma de treinamento imersivo. Métodos: Uma plataforma educacional foi desenvolvida baseada em simulação virtual e metodologias ativas para o engajamento, aprendizado e avaliação dos alunos. A mesma emprega um processo andragógico na construção do conteúdo expondo os enfermeiros a situações simuladas da sua prática diária com foco na melhoria de sua atitude. Os conteúdos são relacionados aos cuidados específicos com o acesso venoso periférico, desde a punção, manutenção, prevenção e manejo de complicações. Foi composto um comitê de especialistas com 12 enfermeiras, com experiência mínima de cinco anos na área da educação, que praticaram o treinamento simulado, e posteriormente, preencheram um formulário da percepção que foi tabulado e analisado pelos pesquisadores do projeto. Resultados: 92% das enfermeiras acreditam que o treinamento simulado aproxima os usuários dos desafios da prática diária, e que realmente pode contribuir para a consolidação do conhecimento. Com relação ao conteúdo experimentado nos roteiros, 67% das profissionais consideraram a proposta “muito importante ou imprescindível” e 33% entenderam ser “importante”. Conclusões: A percepção geral das enfermeiras foi muito positiva, especialmente com relação à importância do conteúdo apresentado, à proposta metodológica de imersão em cenários próximos à realidade, que trouxeram os desafios da prática; além das questões problematizadoras que possibilitaram uma reflexão para a melhor tomada de decisão. Palavras-chave: Educação em saúde; Treinamento por simulação; Realidade virtual.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Saúde em Redes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).