DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS: CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA

Autores/as

  • Anelise Crippa UNICNEC/Osório-RS
  • Camila Vasconcellos
  • Temis Weber Furlanetto Corte
  • Paula Engroff
  • Anamaria Gonçalves dos Santos Feijó

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2017v3n1p07-17

Palabras clave:

Meio ambiente. Resíduos de drogas. Idosos.

Resumen

Objetivo: contribuir na orientação do descarte adequado de medicamentos através da elaboração de uma cartilha educativa direcionada a idosos. Método:Estudo descritivo e exploratório desenvolvido através da construção e validação de uma cartilha educativa realizado no serviço de geriatria de um hospital universitário da cidade de Porto Alegre. A construção da cartilha foi desenvolvida levando em consideração a educação do impacto ambiental dos medicamentos e locais adequados de descarte. Para a validação foram convidados idosos atendidos no serviço de geriatria de um hospital universitário e membros da equipe multiprofissional de saúde. Resultados: Participaram 6 membros da equipe da saúde e 45 idosos no processo de validação. Os idosos elogiaram a cartilha, sem tecer comentários adicionais ou exclusão de algum item na mesma. Já os membros da equipe de saúde deram sugestões com exclusão de imagens, transformando a informação em texto, melhora na cor da letra para visualização e inclusão de conteúdo tanto em relação aos locais de descarte, quanto ao material que é descartado. Conclusão: Instrumentos educativos, como a cartilha elaborada e validada, auxiliam de forma concreta na conscientização do impacto que os medicamentos podem causar no meio ambiente trazendo, a longo prazo, um grande benefício para a sociedade em geral.

Biografía del autor/a

Anelise Crippa, UNICNEC/Osório-RS

Doutora em Gerontologia Biomédica. Advogada. Professora da Faculdade de Direito da UNICNEC/Osório-RS

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Publicado

2017-08-21

Cómo citar

Crippa, A., Vasconcellos, C., Corte, T. W. F., Engroff, P., & Feijó, A. G. dos S. (2017). DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS: CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA. aúde m edes, 3(1), 07–17. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2017v3n1p07-17

Número

Sección

Artigos Originais