Profissionais de Saúde e Educação Para Morte: um estudo do ensino superior brasileiro
Health and Education Professionals for Death: a study of Brazilian higher education
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4009Resumo
Objetivo: Analisar a presença de disciplinas sobre morte, perda e luto na matriz curricular dos cursos de medicina e enfermagem, públicos e privados do Brasil. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem mista, quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório, com uso de bases de dados secundárias, que propôs investigar a matriz curricular dos cursos de medicina e enfermagem do Brasil, em busca de componentes curriculares ou conteúdos que abordem temas relacionados à morte, perda e luto. Resultados: A amostra contém 103 instituições, apenas 44% disponibilizam descrição da grade curricular. 83% dos cursos de medicina públicos abordam os temas morte, perda e luto em matérias obrigatórias. De todos os cursos com informações públicas, apenas 28% apresentaram algo relacionado à educação para morte, perda e luto. Os cursos analisados que abordam a temática são majoritariamente públicos. Todavia, nenhum dos cursos que abordam o tema objeto de estudo este se apresenta como tema central de uma matéria, as informações sobre morte, perda e luto sempre estavam implícitas na descrição da ementa curricular. Conclusões: É evidente a necessidade de se inserir disciplinas com foco central na morte, perda e luto, com carga horária capaz de abarcar a profundidade do assunto, não apenas ser inserido de forma secundária.Downloads
Publicado
2023-07-10
Como Citar
Guimarães Souza, L., Amparo dos Santos, A. ., Tailande Venceslau Carneiro, Ribeiro dos Santos, V. ., & Nieto Lopez, F. . (2023). Profissionais de Saúde e Educação Para Morte: um estudo do ensino superior brasileiro: Health and Education Professionals for Death: a study of Brazilian higher education. aúde m edes, 9(2), 4009. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4009
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2023 Saúde em Redes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).