Ansiedade infantil, família e profissionais de saúde bucal: vivências em odontologia
Children’s anxiety, family and oral health professionals: experiences in dentistry
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n1.4116Resumo
A ansiedade presente nas crianças pode influenciar fortemente o seu modo de se relacionar com os profissionais durante as sessões odontológicas e pode estar ligada a diversos fatores, como experiências anteriores e até a ansiedade dos próprios pais. A ansiedade e o medo estão entre os principais elementos que dificultam o tratamento dentário, podendo possuir diversos fatores associados, como a idade e a origem cultural da criança, assim como as ações do dentista e a ansiedade familiar (em geral, das mães). O estudo teve como proposta refletir, por meio de um ensaio teórico, sobre os principais fatores relacionados à ansiedade da criança frente ao ambiente odontológico e, assim, auxiliar na relação profissional-paciente-família. Nesta reflexão, que partiu de uma leitura sobre as noções de vivências em Nietzsche e de acontecimento em Jacques Derrida, buscou-se articular tais conceitos a discussões e recomendações encontradas na literatura em Odontologia. O debate suscitado pareceu contribuir com elementos para a compreensão da subjetividade e a atenção à saúde no que diz respeito à ansiedade, bem como ao medo infantil, na atenção odontopediátrica.Downloads
Publicado
2023-03-29
Como Citar
de Carvalho, T. C. R., & Carvalho Leitão Biato, E. (2023). Ansiedade infantil, família e profissionais de saúde bucal: vivências em odontologia: Children’s anxiety, family and oral health professionals: experiences in dentistry. aúde m edes, 9(1), 4116. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n1.4116
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2023 Saúde em Redes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).