Afetos e afecções na formação de conhecimento sobre a hanseníase: contribuições para prática educativa em saúde
Affects and affections in the formation of knowledge about leprosy: contributions to the educational practice in health
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4235Resumo
O artigo faz uma reflexão sobre a relação entre o conhecimento formado sobre a hanseníase com a teoria dos afetos do filósofo Benedictus de Spinoza, utilizando o referencial cartográfico de Deleuze e Guattarri, enquanto modo de produção de conhecimento. O objetivo foi apreender os afetos e afecções envolvidos na formação de conhecimento sobre a hanseníase, na vivência dos acometidos. A pesquisa, qualitativa, foi realizada em um Centro de Referência em Hanseníase de uma cidade de médio porte do nordeste brasileiro, com informantes cadastrados em tal Centro. Para a produção dos dados, realizou-se entrevista semiestruturada e observação participante. Os dados foram analisados a partir da triangulação de dados. Os resultados apontaram para uma fragilidade no diagnóstico da hanseníase e que o uso de tecnologias mais relacionais no processo de trabalho em saúde, a percepção das singularidades, a inclusão da família, a viabilização de experimentações e a demarcação de fatores de motivação individuais, são vitais ao processo educativo. Conclui-se que, no planejamento das atividades educativas, devem ser levados em consideração as singularidades dos indivíduos alvo das ações. Além disso, a formação do conhecimento não se dá, exclusivamente, pelo contato com o profissional e nem se restringe ao conhecimento técnico e biologicista da doença. Assim, pensar um processo educativo que cumpra seu propósito transformador requer do profissional muito mais que conhecimento técnico-científico sobre a doença. Palavras-chave: Educação continuada; Educação em Saúde; Hanseníase.Downloads
Publicado
2024-04-17
Como Citar
Silva Silveira, N. M., Amorim de Souza, E. ., da Silva Ferreira, P. R., & Alves Vilela, A. B. (2024). Afetos e afecções na formação de conhecimento sobre a hanseníase: contribuições para prática educativa em saúde: Affects and affections in the formation of knowledge about leprosy: contributions to the educational practice in health. aúde m edes, 10(1), 4235. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4235
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2024 Saúde em Redes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).