Afetos e afecções na formação de conhecimento sobre a hanseníase: contribuições para prática educativa em saúde

Affects and affections in the formation of knowledge about leprosy: contributions to the educational practice in health

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4235

Resumo

O artigo faz uma reflexão sobre a relação entre o conhecimento formado sobre a hanseníase com a teoria dos afetos do filósofo Benedictus de Spinoza, utilizando o referencial cartográfico de Deleuze e Guattarri, enquanto modo de produção de conhecimento. O objetivo foi apreender os afetos e afecções envolvidos na formação de conhecimento sobre a hanseníase, na vivência dos acometidos. A pesquisa, qualitativa, foi realizada em um Centro de Referência em Hanseníase de uma cidade de médio porte do nordeste brasileiro, com informantes cadastrados em tal Centro. Para a produção dos dados, realizou-se entrevista semiestruturada e observação participante. Os dados foram analisados a partir da triangulação de dados. Os resultados apontaram para uma fragilidade no diagnóstico da hanseníase e que o uso de tecnologias mais relacionais no processo de trabalho em saúde, a percepção das singularidades, a inclusão da família, a viabilização de experimentações e a demarcação de fatores de motivação individuais, são vitais ao processo educativo. Conclui-se que, no planejamento das atividades educativas, devem ser levados em consideração as singularidades dos indivíduos alvo das ações. Além disso, a formação do conhecimento não se dá, exclusivamente, pelo contato com o profissional e nem se restringe ao conhecimento técnico e biologicista da doença. Assim, pensar um processo educativo que cumpra seu propósito transformador requer do profissional muito mais que conhecimento técnico-científico sobre a doença.   Palavras-chave: Educação continuada; Educação em Saúde; Hanseníase.

Biografia do Autor

Nívea Maria Silva Silveira, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Eliana Amorim de Souza, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará. Professora adjunta da Universidade Feeral da Bahia

Paulo Rogers da Silva Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Antropologia pela pela Université Laval (UL), Canadá; Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia

Alba Benemérita Alves Vilela, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professora Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Downloads

Publicado

2024-04-17

Como Citar

Silva Silveira, N. M., Amorim de Souza, E. ., da Silva Ferreira, P. R., & Alves Vilela, A. B. (2024). Afetos e afecções na formação de conhecimento sobre a hanseníase: contribuições para prática educativa em saúde: Affects and affections in the formation of knowledge about leprosy: contributions to the educational practice in health. aúde m edes, 10(1), 4235. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4235

Edição

Seção

Artigos Originais