Podcast como ferramenta para acesso à informação sobre saúde, alimentação e nutrição na infância
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n2.4384Resumo
O objetivo deste estudo é relatar a experiência do projeto Papo Seguro: diálogos sobre alimentação, nutrição e saúde na infância, no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência, desenvolvido entre março e dezembro de 2022, envolvendo Agentes Comunitários de Saúde, pais e cuidadores de crianças até a fase escolar, de duas Unidades de Saúde da Família no Município de Santo Antônio de Jesus-BA. Foram construídos e divulgados doze episódios, com temas relacionados às quatro fases da vida da criança: amamentação; alimentação complementar; alimentação do pré-escolar e alimentação do escolar. Após a divulgação dos episódios, houveram retornos dos ouvintes, os mesmos demonstraram que os conteúdos foram compreendidos, reforçaram a importância das abordagens e sugeriram continuidade dos podcasts. Conclui-se que o uso do podcast na promoção da Educação Alimentar e Nutricional, sobretudo sobre a alimentação infantil, é eficaz na propagação de informações baseada na ciência, na Atenção Básica à Saúde. Além disso, permitiu aos discentes e pesquisadores uma nova forma de se fazer saúde e a disseminação de uma tecnologia digital para a promoção da saúde no SUS. Palavras-chave: Webcast; Comunicação; Nutrição da criança; Educação alimentar e nutricional.Downloads
Publicado
2024-05-01
Como Citar
Veiga Santos, T. ., de Jesus Souza, M. C., Macedo Almeida Camilo, V., & da Mota Santana, J. (2024). Podcast como ferramenta para acesso à informação sobre saúde, alimentação e nutrição na infância. aúde m edes, 10(2), 4384. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n2.4384
Edição
Seção
Relato de Experiência
Licença
Copyright (c) 2024 Saúde em Redes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).