ENSINO DA MOBILIZAÇÃO PRECOCE DO PACIENTE CRÍTICO PARA ESTUDANTES DEGRADUAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFRN
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v12n22.a4Palavras-chave:
Educação em Saúde, segurança do paciente, Educação permanente, PreceptoriaResumo
Introdução: A mobilização precoce tem se mostrado cada vez mais importante na modificação de desfechos clínicos como mortalidade e incapacidade após internação, gerando interesse também em como o
ensino dessa prática pode interferir na clínica. Diversas lacunas no conhecimento e no treinamento
para mobilizar pacientes criticamente enfermos são evidentes, porém estudos que abordam metodologias de ensino para mobilização precoce ainda na graduação são escassos. O objetivo foi ofertar uma proposta de ensino de mobilização precoce do paciente crítico para os estudantes do curso de fisioterapia da UFRN. Os alunos responderam a um teste para medir os conhecimentos prévios e em seguida participaram de um curso teórico-prático sobre mobilização precoce do paciente crítico seguido do teste aplicado previamente à intervenção para mensurar o ganho de competências, juntamente com questionário para avaliar a satisfação e autoconfiança dos alunos com o conteúdo ministrado composto por duas subescalas: satisfação e autoconfiança com respostas tipo Likert – 1 a 5, além de responder um questionário com questões abertas. Observou-se ganho significativo de competências com o curso ministrado e um alto índice de satisfação e a autoconfiança dos estudantes de fisioterapia. As falas provenientes da análise demonstraram grande aceitação no uso de casos clínicos, oferta insuficiente de conteúdos sobre mobilização precoce ao longo da graduação e preferência por aulas predominantemente práticas para o aprendizado. Conclui-se que o desenvolvimento na oferta de um curso teórico-prático sobre mobilização precoce do paciente crítico promoveu o ganho de competências dos
alunos participantes, com aumento na satisfação e autoconfiança na aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.