Acolhimento e humanização na atenção primária à saúde: estudo de intervenção fundamentado no Arco de Maguerez
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2026v12nsup3.4829Palavras-chave:
Acolhimento, Humanização, Atenção Primária à Saúde, Educação PermanenteResumo
Objetivo: discutir o processo de implementação do acolhimento em uma Unidade Básica de Saúde com base na Política Nacional de Humanização, destacando as estratégias utilizadas, visando aprimorar a qualidade do cuidado e facilitar o acesso aos serviços de saúde. Métodos: estudo de intervenção qualitativo, realizado no município de Alta Floresta D’Oeste. Foram realizadas seis oficinas educativas com profissionais de saúde, estruturadas em cinco etapas do Arco de Maguerez: observação da realidade; identificação de pontos-chave; teorização; formulação de hipóteses de solução; e aplicação à prática. Os resultados foram analisados e apresentados conforme as etapas do Arco de Maguerez e interpretado à luz da literatura científica acerca do acolhimento. Resultados: a intervenção resultou em melhorias significativas na organização das práticas de acolhimento. Os profissionais desenvolveram fluxogramas, reorganizaram os agendamentos, iniciaram a estratificação de risco familiar e implementaram estratégias de escuta ativa. Além disso, o estudo promoveu a capacitação profissional, aumentando o engajamento, a colaboração e a reflexão crítica sobre as práticas diárias. A aplicação do Arco de Maguerez permitiu a integração da teoria e da prática, fomentando uma abordagem mais humanizada aos usuários. Considerações finais: o estudo demonstrou que intervenções estruturadas baseadas em metodologias ativas contribuem para a reorganização dos processos de cuidado, melhorando a qualidade dos serviços. O uso do Arco de Maguerez, enquanto estratégia de educação permanente em saúde, mostrou-se eficiente no fortalecimento do trabalho em equipe e na melhoria do cuidado centrado na pessoa na Atenção Primária à Saúde.
Referências
1. Brasil. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União. 2017;183:1.
2. Santos WEP, Nunes CJR. O acesso ao acolhimento e ao atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS): análise das principais normativas: relato de experiência. Health Resid J. 2023;4(18).
3. Ferreira ER. A humanização do atendimento na atenção primária à saúde. Braz J Health Rev. 2022;5(1):1680-93.
4. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização - PNH. Brasília: Ministério da Saúde; 2013.
5. Silva NRM, et al. A humanização da assistência de enfermagem na perspectiva de enfermeiros da atenção primária à saúde. Braz J Dev. 2022;8(4):30417-31.
6. Starfield B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde; 2002.
7. Militão LF, et al. Usuários de substâncias psicoativas: desafios à assistência de enfermagem na Estratégia Saúde da Família. Esc Anna Nery. 2022;26:e20210429.
8. Merhy EE. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec; 2002.
9. Bueno AC, et al. Acolhimento à demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde: uma proposta de intervenção. Rev APS. 2024;27.
10. Mattar ALR, et al. Efetuação sobre o acolhimento avançado em unidade básica de saúde lidando com Arco de Maguerez. Braz J Implantol Health Sci. 2024;6(1):42-56.
11. Farias QLT, et al. Acolhimento com classificação de risco na Estratégia Saúde da Família: implantação a partir do Arco de Maguerez. Rev Bras Pesq Saúde. 2020;22(1):106-12.
12. Silva TBZ. Organização do processo de acolhimento à demanda espontânea odontológica na Atenção Primária à Saúde por meio do Arco de Maguerez: relato de experiência. APS Rev. 2022;4(3):224-32.
13. Silva JA, et al. Humanização na Atenção Primária à Saúde (APS): uma revisão integrativa sobre os modelos de gestão e os impactos na qualidade do cuidado aos pacientes. Lumen Virtus. 2024;15(39):2012-20.
14. Camargo DS, Castanheira ERL. Ampliando o acesso: o acolhimento por equipe como estratégia de gestão da demanda na Atenção Primária à Saúde (APS). Interface (Botucatu). 2020;24.
15. Cruz LP, Santos LO. Educação permanente em saúde como instrumento para a promoção do acolhimento na Estratégia Saúde da Família: relato de experiência. Prat Cuid Rev Saude Colet. 2020;1:12553.
16. Berbel NAA, Gamboa SAS. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Filos Educ. 2012;3(2):264-87.
17. Macerata I, Soares JGN, Oliveira AM. A pesquisa-intervenção como pesquisa-apoio: o caso do POP RUA. Saude Soc. 2019;28(4):37-48.
18. Couto RF. Educação permanente em saúde na emergência de um hospital universitário do Rio de Janeiro [dissertação]. Niterói: Universidade Federal Fluminense; 2019.
19. Silva Filho SD, Sousa FLT, Loiola NV. Tomada de decisão estratégica em uma microempresa de aluguel de roupas de festa: uma análise utilizando a matriz GUT. Scientia Rev Ensino Pesq Ext. 2024;8(14).
20. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Planificação da atenção primária à saúde: um instrumento de gestão e organização da atenção primária e da atenção ambulatorial especializada nas redes de atenção à saúde. Brasília: CONASS; 2018.
21. Matus C. Política, planejamento e governo. Brasília: IPEA; 1993.
22. Braga FACO, et al. Gestão da qualidade na pandemia de COVID-19: plano de ação da enfermagem. Rev Bras Enferm. 2023;76:e20220272.
23. Coelho FLG, Savassi LCM. Aplicação de escala de risco familiar como instrumento de priorização das visitas domiciliares. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2004;1(2):19-26.
24. Berkenbrock VJ. Dinâmicas para encontros de grupo: para apresentação, intervalo, autoconhecimento e conhecimento mútuo, amigo oculto, despertar, avaliação e encerramento. Petrópolis: Vozes; 2014.
25. Farias JO, et al. Implementação de acolhimento e acesso avançado em unidade básica de saúde utilizando o Arco de Maguerez. Rev Contemp. 2023;3(3):1897-912.
26. Oliveira LS, Costa DS. Implementação de fluxogramas no acolhimento: impacto nos processos de trabalho. Texto Contexto Enferm. 2022;2:e20220210.
27. Silva TBZ. Organização do processo de acolhimento à demanda espontânea odontológica na Atenção Primária à Saúde por meio do Arco de Maguerez: relato de experiência. APS Rev. 2022;4(3):224-32.
28. Souza PF, Cruz MM. O acolhimento como dispositivo de humanização: reflexões e práticas na APS. Interface (Botucatu). 2021;e200211.
29. Berbel NAN. Uma metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Saude Soc. 2018;2:387-99.
30. Maneira AFD. Vantagens do acolhimento na atenção primária em saúde: socializando a assistência. Rev Cient Multidiscip Nucleo Conhec. 2022;7(1):78-102.
31. Ferreira TA, et al. Protocolos no acolhimento da APS: uma revisão integrativa. Cien Saude Colet. 2023;1:31-41.
32. Magalhães R, Cintra C. A planificação da atenção à saúde como estratégia para qualificação dos serviços na APS. Rev Saude Publica. 2020;54:1-10.
33. Santos R, et al. Sustentabilidade das práticas de acolhimento na APS: uma análise crítica. Cien Saude Colet. 2022;3:823-34.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Vanessa Cristina Silva Coelho, Daiana Evangelista Rodrigues Fernandes, Itamires Laiz Coimbra da Silva, Elen Petean Parmejiani, Tatiane Gomes Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).