A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v1n1p51Palabras clave:
Fisioterapia, Educação Popular, Extensão UniversitáriaResumen
A fisioterapia tem se inserido na Atenção Básica (AB) por meio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, com o objetivo de ampliar as ações desenvolvidas na AB. Isso impõe a necessidade de mudanças na formação do profissional, no sentido de responder aos problemas de saúde das pessoas e coletividades. A Educação Popular em Saúde (EPS), por meio da extensão popular, apresenta-se como uma importante estratégia para orientar essas mudanças. O Projeto de Extensão Popular Fisioterapia na Comunidade busca vivenciar a fisioterapia no nível da AB. Este Projeto tem como pressuposto teórico-metodológico e político a Educação Popular, baseando-se na construção coletiva do saber entre os sujeitos de forma horizontalizada. Este Projeto está vinculado ao curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba desde 1993 e possui como população envolvida os moradores de comunidades da periferia de João Pessoa, na Paraíba. O presente trabalho apresenta a percepção dos extensionistas acerca deste Projeto. A participação no Projeto Fisioterapia na Comunidade contribui para a formação de profissionais mais humanizados e socialmente comprometidos, promove a visão diferenciada do profissional em saúde, alarga sua compreensão acerca do processo de adoecimento humano, das formas de intervenção profissional e do seu papel perante a saúde das coletividades.Citas
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