A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS

Autores

  • Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro Universidade Federal da Paraíba
  • Renata Newman Leite Cardoso dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Danyelle Nóbrega de Farias Universidade Federal da Paraíba
  • Patrícia Meireles Brito Universidade Federal da Paraíba
  • Victor Augusto Hernandes de Alexandria Universidade Federal da Paraíba
  • Marcilane da Silva Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Aleida Raquel Correia dos Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v1n1p51

Palavras-chave:

Fisioterapia, Educação Popular, Extensão Universitária

Resumo

A fisioterapia tem se inserido na Atenção Básica (AB) por meio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, com o objetivo de ampliar as ações desenvolvidas na AB. Isso impõe a necessidade de mudanças na formação do profissional, no sentido de responder aos problemas de saúde das pessoas e coletividades. A Educação Popular em Saúde (EPS), por meio da extensão popular, apresenta-se como uma importante estratégia para orientar essas mudanças. O Projeto de Extensão Popular Fisioterapia na Comunidade busca vivenciar a fisioterapia no nível da AB. Este Projeto tem como pressuposto teórico-metodológico e político a Educação Popular, baseando-se na construção coletiva do saber entre os sujeitos de forma horizontalizada. Este Projeto está vinculado ao curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba desde 1993 e possui como população envolvida os moradores de comunidades da periferia de João Pessoa, na Paraíba. O presente trabalho apresenta a percepção dos extensionistas acerca deste Projeto. A participação no Projeto Fisioterapia na Comunidade contribui para a formação de profissionais mais humanizados e socialmente comprometidos, promove a visão diferenciada do profissional em saúde, alarga sua compreensão acerca do processo de adoecimento humano, das formas de intervenção profissional e do seu papel perante a saúde das coletividades.

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CNS 4, aprovada em 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 04 de março de 2002.

Ribeiro KSQS. A Fisioterapia e a Educação Popular em Saúde: mudança epistemológica e reorientação da prática. In Bispo-Jr JP. Fisioterapia & Saúde Coletiva: reflexões, fundamentos e desafios. São Paulo: Hucitec, 2013.

Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família - ESF e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PACS. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 out. 2011.

Ribeiro KSQS. A contribuição da extensão comunitária para a formação acadêmica em fisioterapia. Fisioter Pesq. 2005; 12(3): 22-9.

Costa JRB, Romano VF, Costa RR, Vitorino RR, Alves LA, Gomes AP, Siqueira-Batista R. Formação Médica na Estratégia de Saúde da Família: Percepções Discentes. RBEM. 2012; 36(3): 387–400.

Bispo-Júnior J.P. Formação em fisioterapia no Brasil: reflexões sobre a expansão do ensino e os modelos de formação. Hist. cienc. saude-Manguinhos. 2009; 16(3):655-668.

Vasconcelos EM. Participação popular e educação nos primórdios da saúde pública brasileira. In: Vasconcelos EM (org). A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da Rede de Educação Popular nos Serviços de Saúde. São Paulo: Editora Hucitec; 2001. p. 73-100.

Lefèvre F, Lefèvre AMC. O discurso do sujeito coletivo: um enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). 2 ed. – Caxias do Sul, RS: Educs, 2005. 256p.

Schuh CM, Albuquerque IM. A ética na formação dos profissionais de saúde: algumas reflexões. Rev. bioét. 2009;17(1):55-60.

Gomes JCM. O atual ensino da ética para profissionais de saúde e seus reflexos no cotidiano do povo brasileiro. Rev. bioét. 2009;4(1).

Garcia RM. Revista Caminhando, v. 16, n. 2, p. 89-95, 2011.

Freire P. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e terra, 2000.

Sales IC. Educação popular: uma perspectiva, um modo de atuar (alimentando um debate). In: Scocuglia AC, Melo Neto JF. (orgs.). Educação Popular – outros caminhos. João Pessoa: Editora Universitária – UFPB, 2001, p. 123-134.

Perrenoud P. Construir as competências desde a escola. Tradução de Bruno Charles Megne. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

Pinafo E, Nunes EFPA, Gonzalez AD. A educação em saúde na relação usuário-trabalhador no cotidiano de equipes de saúde da família. Ciênc. saúde colet. 2012;17(7):1825-1832.

Downloads

Publicado

25-08-2014