ENSINO BASEADO EM NARRATIVAS: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DE UM CURSO DE FISIOTERAPIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v10n20.a3

Palabras clave:

Narrativa Pessoal, Educação Superior, Fisioterapia

Resumen

Introdução: discussões sobre modificações no perfil do(a) egresso(a) dos cursos de Fisioterapia são hoje uma realidade, como expresso nas Diretrizes Curriculares Nacionais. A fim de conseguir essa mudança, foi gestado o projeto “Ensino baseado em Narrativas em um Centro Universitário localizado na cidade de São Paulo”. Graduandos(as) de Fisioterapia participaram do projeto durante os anos de 2018 e 2019. Objetivo: apresentar as representações que emergiram da participação dos(as) alunos(as), as quais coletaram narrativas de adoecimento de um grupo de pessoas com doenças crônicas. Metodologia: o corpus da pesquisa foi submetido ao software livre IRaMuTeQ® e à análise de conteúdo. Resultados: questões relacionadas com o protagonismo da pessoa ao narrar sua doença, as visões diferentes do que seria uma doença para o(a) educando(a) e o que o(a) paciente considera como tal, os sentimentos que a coleta de narrativas trouxe para estes(as) alunos(as), a escuta ativa e os sentimentos que puderam observar no(a) outro(a) foram destacadas. Comparações com o roteiro de entrevista tradicional e sentimentos de contratransferência puderam ser observadas. Conclusão: evidenciou-se que essa atividade trouxe reflexões importantes para esses(as) graduandos(as) no sentido da consecução do perfil expresso nas atuais diretrizes curriculares

Biografía del autor/a

Maria Elisa Gonzalez Manso, Centro Universitário São Camilo SP

Doutora em Ciencias Sociais, médica, professora titular saúde coletiva

Jeanette Janaína Jaber Lucato, Centro Universitário Sâo Camilo

Fisioterapeuta, Doutora em Ciencias-Pneumologia

Renata Cleia Claudino Barbosa, Centro Universitário Sâo Camilo

Fisioterapeuta, Doutora em Ciencias-Pneumologia

Publicado

2024-05-31