ENSINO BASEADO EM NARRATIVAS: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DE UM CURSO DE FISIOTERAPIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v10n20.a3

Palavras-chave:

Narrativa Pessoal, Educação Superior, Fisioterapia

Resumo

Introdução: discussões sobre modificações no perfil do(a) egresso(a) dos cursos de Fisioterapia são hoje uma realidade, como expresso nas Diretrizes Curriculares Nacionais. A fim de conseguir essa mudança, foi gestado o projeto “Ensino baseado em Narrativas em um Centro Universitário localizado na cidade de São Paulo”. Graduandos(as) de Fisioterapia participaram do projeto durante os anos de 2018 e 2019. Objetivo: apresentar as representações que emergiram da participação dos(as) alunos(as), as quais coletaram narrativas de adoecimento de um grupo de pessoas com doenças crônicas. Metodologia: o corpus da pesquisa foi submetido ao software livre IRaMuTeQ® e à análise de conteúdo. Resultados: questões relacionadas com o protagonismo da pessoa ao narrar sua doença, as visões diferentes do que seria uma doença para o(a) educando(a) e o que o(a) paciente considera como tal, os sentimentos que a coleta de narrativas trouxe para estes(as) alunos(as), a escuta ativa e os sentimentos que puderam observar no(a) outro(a) foram destacadas. Comparações com o roteiro de entrevista tradicional e sentimentos de contratransferência puderam ser observadas. Conclusão: evidenciou-se que essa atividade trouxe reflexões importantes para esses(as) graduandos(as) no sentido da consecução do perfil expresso nas atuais diretrizes curriculares

Biografia do Autor

Maria Elisa Gonzalez Manso, Centro Universitário São Camilo SP

Doutora em Ciencias Sociais, médica, professora titular saúde coletiva

Jeanette Janaína Jaber Lucato, Centro Universitário Sâo Camilo

Fisioterapeuta, Doutora em Ciencias-Pneumologia

Renata Cleia Claudino Barbosa, Centro Universitário Sâo Camilo

Fisioterapeuta, Doutora em Ciencias-Pneumologia

Downloads

Publicado

31-05-2024