Regulamentação de propagandas de alimentos veiculadas em canais de televisão abertos

Autores

  • soraya Soares da Silva
  • joyce lopes macedo
  • Fatima Dandara Assunção
  • Rayane Rangel Cunha da Silva
  • Leticia Sousa dos Santos
  • Lilyanna Layza Brito do Nascimento
  • Deyse Maiane Dias de Sousa
  • Raimundo Nonato Cardoso Miranda Junior

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n2p47-57

Resumo

Resumo  O presente trabalho teve como objetivo avaliar a regulamentação de propagandas de alimentos veiculadas em canais abertos de televisão. A pesquisa foi realizada em domicílio, através de um aparelho televisivo, durante 2 meses assistiu-se três emissoras de televisão de canal aberto tratadas como A, B e C no horário de: 08:00 às 12h, 17:00 às 18:00 e 19:00 às 22:00 horas de segunda a domingo, onde nesse intervalo foram anotadas todas e quaisquer propagandas que eram anunciadas sobre alimentação ou bebidas alcoólicas. Durante o período da coleta de dados, registrou-se um total de 127 propagandas de alimentos, onde a emissora A, obteve um total de 105 (83%), emissora B 12 (9%) e emissora C 10 (8%). Dentre as 127 propagandas assistidas durante o período de coleta, 62 foram registradas uma única vez, por conseguinte 65 propagandas foram repetidas. O estudo evidenciou que o regulamento técnico não tem sido cumprido. Ainda permitiu identificar que produtos com excesso de açúcar, sódio, gorduras e bebidas de baixo teor nutricional são largamente propagandeados pelos canais, revelando que propagandas publicitárias de alimentos exercem ampla influência sobre a alimentação da população de pessoas de todas as faixas etárias.Palavras-chave: Propagandas de alimentos, Televisão, Mídia Audiovisual

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Publicado

2020-01-14

Edição

Seção

Artigos Originais