Regulamentação de propagandas de alimentos veiculadas em canais de televisão abertos
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n2p47-57Resumen
Resumo O presente trabalho teve como objetivo avaliar a regulamentação de propagandas de alimentos veiculadas em canais abertos de televisão. A pesquisa foi realizada em domicílio, através de um aparelho televisivo, durante 2 meses assistiu-se três emissoras de televisão de canal aberto tratadas como A, B e C no horário de: 08:00 às 12h, 17:00 às 18:00 e 19:00 às 22:00 horas de segunda a domingo, onde nesse intervalo foram anotadas todas e quaisquer propagandas que eram anunciadas sobre alimentação ou bebidas alcoólicas. Durante o período da coleta de dados, registrou-se um total de 127 propagandas de alimentos, onde a emissora A, obteve um total de 105 (83%), emissora B 12 (9%) e emissora C 10 (8%). Dentre as 127 propagandas assistidas durante o período de coleta, 62 foram registradas uma única vez, por conseguinte 65 propagandas foram repetidas. O estudo evidenciou que o regulamento técnico não tem sido cumprido. Ainda permitiu identificar que produtos com excesso de açúcar, sódio, gorduras e bebidas de baixo teor nutricional são largamente propagandeados pelos canais, revelando que propagandas publicitárias de alimentos exercem ampla influência sobre a alimentação da população de pessoas de todas as faixas etárias.Palavras-chave: Propagandas de alimentos, Televisão, Mídia AudiovisualDescargas
Publicado
2020-01-14
Cómo citar
Soares da Silva, soraya, macedo, joyce lopes, Assunção, F. D., Cunha da Silva, R. R., dos Santos, L. S., Nascimento, L. L. B. do, de Sousa, D. M. D., & Junior, R. N. C. M. (2020). Regulamentação de propagandas de alimentos veiculadas em canais de televisão abertos. aúde m edes, 5(2), 47–57. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n2p47-57
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