Educação e Relações Interprofissionais na Saúde: Uma Revisão Integrativa

Autores

  • Heloísa Schatz Kwiatkowiski
  • Marina Klein Heinz
  • Larissa Gabriella Schneider
  • Carlos André Guerreiro Silva
  • Ana Júlia Sandri da Silva
  • Silvana dos Santos Zanotelli
  • Débora Tavares Resende e Silva

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n1p265-282

Resumo

Objetivo: analisar a produção nacional existente sobre educação e relações interprofissionais. Metodologia: constitui-se um estudo bibliográfico, do tipo revisão integrativa, utilizando a Biblioteca Virtual em Saúde. Os critérios utilizados para inclusão foram trabalhos disponíveis de forma completa, produções brasileiras, no idioma português, espanhol e inglês publicados entre o ano de 2015 e 2020. Foram critérios de exclusão artigos duplicados e que a temática não estivesse relacionada ao interesse da pesquisa. Síntese dos dados: percebe-se que a educação interprofissional está em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e vem sendo incorporada no Brasil há alguns anos. Destaca-se a importância das políticas e Instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento de profissionais colaborativos interprofissionalmente. Ainda, identifica-se a positividade percebida em relação à integração da interprofissionalidade no ensino, bem como também desafios para sua efetiva incorporação, tanto no ensino, quanto nos ambientes de trabalho. Conclusões: este estudo (re)afirma a importância da temática pesquisada, tanto na formação em saúde, como na atuação profissional, contribuindo, sobremaneira, para a melhoria da atenção à saúde no contexto dos serviços de saúde, atualmente.

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Publicado

2022-05-10

Edição

Seção

Artigo de Revisão