Educação e Relações Interprofissionais na Saúde: Uma Revisão Integrativa

Autores/as

  • Heloísa Schatz Kwiatkowiski
  • Marina Klein Heinz
  • Larissa Gabriella Schneider
  • Carlos André Guerreiro Silva
  • Ana Júlia Sandri da Silva
  • Silvana dos Santos Zanotelli
  • Débora Tavares Resende e Silva

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n1p265-282

Resumen

Objetivo: analisar a produção nacional existente sobre educação e relações interprofissionais. Metodologia: constitui-se um estudo bibliográfico, do tipo revisão integrativa, utilizando a Biblioteca Virtual em Saúde. Os critérios utilizados para inclusão foram trabalhos disponíveis de forma completa, produções brasileiras, no idioma português, espanhol e inglês publicados entre o ano de 2015 e 2020. Foram critérios de exclusão artigos duplicados e que a temática não estivesse relacionada ao interesse da pesquisa. Síntese dos dados: percebe-se que a educação interprofissional está em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e vem sendo incorporada no Brasil há alguns anos. Destaca-se a importância das políticas e Instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento de profissionais colaborativos interprofissionalmente. Ainda, identifica-se a positividade percebida em relação à integração da interprofissionalidade no ensino, bem como também desafios para sua efetiva incorporação, tanto no ensino, quanto nos ambientes de trabalho. Conclusões: este estudo (re)afirma a importância da temática pesquisada, tanto na formação em saúde, como na atuação profissional, contribuindo, sobremaneira, para a melhoria da atenção à saúde no contexto dos serviços de saúde, atualmente.

Citas

¹ Peduzzi M, Agreli HF. Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Interface (Botucatu) [acesso em: 29 mar 2020]. 2018; 22(Supl. 2): 1525-34. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0827

² World Health Organization (WHO). Framework for action on interprofessional education and collaborative practice. Geneva: WHO; 2010.

³ Frenk J, et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. The Lancet [acesso em: 29 mar 2020]. 2010; 376(9756): 1923-57. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(10)61854-5

Brasil. Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências [29 mar 2020]. Brasília; 1990. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lei8080.pd

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436 de 21 de setembro de 2017. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil [acesso em: 29 mar 2020], 2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html

Batista NA, et al. Educação interprofissional na formação em Saúde: a experiência da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Santos, Brasil. Interface: comunicação, saúde e educação [acesso em: 05 fev 2020]. 2018; 22(2): 1705-1715. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0693

Aguilera Campos, CE. O desafio da integralidade segundo as perspectivas da vigilância da saúde e da saúde da família. Ciênc. Saúde Coletiva [acesso em: 29 mar 2020]. 2003; 8(2): 569-84. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232003000200018

D’Amour D, et al. A model and typology collaboration between professional in healthcare organization. BMC Health Serv Res [acesso em: 29 mar 2020]. 2008;8: 188. Disponível em: https://doi.org/ 10.1186/1472-6963-8-188

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto e Contexto Enfermagem [acesso em: 20 jan 2020]. 2008; 17(4): 758-764. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0104-07072008000400018&script=sci_abstract&tlng=pt

Sousa LMM de, Marques-Vieira CMA, Severino SSP, Antunes AV. A metodologia da revisão integrativa da literatura em enfermagem. Revista Investigação em Enfermagem [acesso em: 15 fev 2020]. 2017; 17(26): 17-26. Disponível em: https://repositorio-cientifico.essatla.pt/handle/20.500.12253/1311?mode=full

Ursi ES, Gavão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura [tese]. Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Rev. Latino-Am Enfermagem; 2006; 14(1): 124-131. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/D.22.2005.tde-18072005-095456.

Almeida RGS, Silva CBG. A educação interprofissional e os avanços do Brasil. Rev Latino-Am Enfermagem [acesso em: 05 fev 2020]. 2019; 27e3152: 1-2. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3148-3152

Amaral VF do, Cavalcante ASP, Farias QLT, Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Gomes DF. Mobilizando estudantes em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS): experiências interprofissionais do VER-SUS - Sobral, CE, Brasil. Interface: comunicação, saúde e educação [acesso em: 05 fev 2020]. 2018; 22(2): 1787-1797. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0715

Anjos Filho NC, Souza AMP de. A percepção sobre o trabalho em equipe multiprofissional dos trabalhadores de um Centro de Atenção Psicossocial em Salvador, Bahia, Brasil. Interface: comunicação, saúde e educação [acesso em: 05 fev 2020]. 2017; 21(60): 63-76. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0428

Araújo DC de, Lucena EES, Tavares TRP, Araújo TB de, Araújo CM de, Costa BMB da, et al. Promoção de saúde bucal nas consultas de crescimento e desenvolvimento na atenção primária: um relato de colaboração interprofissional. Revista Ciência Plural [acesso em: 05 fev 2020]. 2018; 4(2): 87-101. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-980214

Arruda LS, Moreira COF. Colaboração interprofissional: um estudo de caso sobre os profissionais do Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (NAI/UERJ), Brasil. Interface: comunicação, saúde e educação [acesso em: 05 fev 2020]. 2018; 22(64): 199-210. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0613

Barreto ICHC, Ribeiro KG, Moreira AEMM, Goya N, Dias MSA, Andrade LOM de. Integração de instituições de ensino superior com sistemas municipais de saúde à luz de uma tipologia da colaboração interprofissional. Interface: comunicação, saúde e educação [acesso em: 05 fev 2020]. 2018; 22(1): 1365-1376. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0860

Batista NA, Rossit RAS, Batista SHSS, Silva CCB da, Uchôa-Figueiredo LR, Poletto PR. Educação interprofissional na formação em Saúde: a experiência da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Santos, Brasil. Interface: comunicação, saúde e educação [acesso em: 05 fev 2020]. 2018; 22(Supl.2): 1705-1715. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0693

Bispo Júnior JP, Moreira DC. Cuidado colaborativo entre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e as equipes apoiadas. Physis: Revista de Saúde Coletiva [acesso em: 05 fev 2020]. 2018; 28(3): 1-20. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312018280310

Câmara AMCS, Cyrino AP, Cyrino EG, Azevedo GD, Costa MV da, Bellini MIB, et al. Educação interprofissional no Brasil: construindo redes formativas de educação e trabalho em saúde. Interface: comunicação, saúde e educação [acesso em: 02 abr 2020]. 2016; 20(56): 9-12. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0700

Cardoso AC, Corralo DJ, Krahl M, Alves LP. O estímulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Revista da ABENO [acesso em: 05 fev 2020]. 2015; 15(2): 12-19. Disponível em: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.93

Castro CP de, Campos GWS. Apoio matricial como articulador das relações interprofissionais entre serviços especializados e atenção primária à saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva [acesso em: 05 fev 2020]. 2016; 26(2): 455-481. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312016000200007

Correa CPS, Hermuche LS, Lucchetti ALG, Ezequiel OS, Lucchetti G. Current status of Brazilian interprofessional education: a national survey comparing physical therapy and medical schools. Rev Assoc Med Bras [acesso em: 05 fev 2020]. 2019; 65(10): 1241-1248. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9282.65.10.1241

Costa MV da, Freire Filho JR, Brandão C, Silva JAM da. A Educação e o trabalho interprofissional alinhados ao compromisso histórico de fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Interface: comunicação, saúde e educação [acesso em: 02 abr 2020]. 2018; 22(Supl. 2): 1507-1510. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622018.0636

Fernandes HN, Thofehm MB, Porto AR, Amestoy SC, Jacondino MB, Soares MR. Relacionamento interpessoal no trabalho da equipe multiprofissional de uma unidade de saúde da família. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online [acesso em: 05 fev 2020]. 2015; 7(1): 1915-1926. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.1915-1926

Figueredo WN, Veras RM, Silva GTR da, Cardoso GMP. Práticas colaborativas nas urgências em Saúde: a interprofissionalidade do Programa PermanecerSUS, Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, Brasil. Interface: comunicação, saúde e educação [acesso em: 05 fev 2020]. 2018; 22(2): 1697-1704. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0678

Freire Filho JR, Costa MV da, Magnago C, Forster AC. Atitudes para a colaboração interprofissional de equipes da Atenção Primária participantes do Programa Mais Médicos. Rev Latino-Am Enfermagem [acesso em: 05 fev 2020]. 2018; 26(1): 1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.2731.3018

Freire Filho JR, Magnago C, Costa MV da, Forster AC. Cursos de especialização ofertados no âmbito do Mais Médicos: análise documental na perspectiva da Educação Interprofissional. Interface: comunicação, saúde e educação [acesso em: 05 fev 2020]. 2018; 22(2): 1613-1624. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0842

Freire Filho JR, Silva CBG, Costa MV da, Forster AC. Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. Saúde Debate [acesso em: 05 fev 2020]. 2019; 43(1): 86-96. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042019S107

Gouvêa NS de, Demogalski JT, Pomini MC, Pedroso CM, Weinert MCC, Alves FBT. A atuação do residente em Odontologia Hospitalar neonatal na abordagem multidisciplinar do SUS: relato de experiência. Revista da ABENO [acesso em: 05 fev 2020]. 2018; 18(4): 48-57. Disponível em: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.597

Lima VT de, Codato LAB, Higasi MS, Kasai MLHI. Percepções de cirurgiões-dentistas sobre o trabalho no Programa Saúde da Família. Revista da ABENO [acesso em: 05 fev 2020]. 2018; 18(4): 130-139. Disponível em: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.625

Poletto PR, Jurdi APS. A experiência de revisão das matrizes curriculares em um projeto pedagógico inovador: caminhos para fortalecer a educação interprofissional em Saúde. Interface: comunicação, saúde e educação [acesso em: 05 fev 2020]. 2018; 22(2): 1777-1786. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0819

Rocha NB da, Silva MC da, Silva IRG da, Lolli LF, Fujimaki M, Alves RN. Percepções de aprendizagem sobre disciplina interprofissional em Odontologia. Revista da ABENO [acesso em: 05 fev 2020]. 2017; 17(3): 41-54. Disponível em: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.383

Santos LC dos, Simonetti JP, Cyrino AP. A educação interprofissional na graduação de Medicina e Enfermagem em prática na atenção primária à saúde: a perspectiva dos estudantes. Interface: comunicação, saúde e educação [acesso em: 05 fev 2020]. 2018; 22(2): 1601-1611. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0507

Saraiva AM, Silva IRG, Lolli LF, Fujimaki M, Alves RN, Miguel ERA, et al. Disciplina interprofissional em saúde: avaliação de discentes de Odontologia. Revista da ABENO [acesso em: 05 fev 2020]. 2018; 18(4): 3-13. Disponível em: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.598

Mikael SSE, Cassiani SHDB, Silva FAM. The PAHO/WHO Regional Network of Interprofessional Health Education. Rev. Latino-Am. Enfermagem [acesso em: 06 abr 2020]. 2017; 25: e2866. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.0000.2866

Gontijo ED, Freire Filho JR, Forster AC. Educação interprofissional em saúde: abordagem na perspectiva de recomendações internacionais. Caminhos do Cuidado [acesso em: 06 abr 2020]. 2019; 3(2): 20-38. Disponível em: https://doi.org/10.29397/cc.v3n2.186

Dias MSA. Lentes da educação interprofissional na formação de profissionais da saúde: potencialidades e desafios expressos na produção científica. Porto Alegre. Monografia [Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva] - Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul [acesso em: 08 abr 2020]; 2017. Disponível em: https://repositorio.observatoriodocuidado.org/bitstream/handle/handle/1216/tcc_ufrgs_maria_dias.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Publicado

2022-05-10

Cómo citar

Schatz Kwiatkowiski, H., Heinz, M. K., Schneider, L. G., Silva, C. A. G., da Silva, A. J. S., Zanotelli, S. dos S., & Resende e Silva, D. T. (2022). Educação e Relações Interprofissionais na Saúde: Uma Revisão Integrativa. aúde m edes, 8(1), 265–282. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n1p265-282

Número

Sección

Artigo de Revisão

Artículos más leídos del mismo autor/a