Implantação de serviço estadual de teleassistência: estratégia de resposta na pandemia da Covid-19
Implementation of the state service of teleassistance: response strategy in the Covid-19 pandemic
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n1.3429Palavras-chave:
Teleassistência, Saúde Pública, Acesso aos serviços de saúde, Covid-19.Resumo
Objetivo: O manuscrito tem como objetivo apresentar o serviço de teleassistência implantado no estado de Pernambuco/Brasil, como estratégia de enfrentamento à Covid-19. Método: Trata-se de estudo descritivo, de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência. Pretende-se descrever a experiência na perspectiva de gestores e trabalhadores da secretaria estadual de saúde, identificando componentes do serviço, os fluxos de acesso, a atuação dos profissionais de saúde, desafios e potencialidades. Resultados: Foi desenvolvida uma plataforma/aplicativo, em caráter emergencial, visando a ampliação do acesso da população à teleassistência que também contribuiu na reorganização da atuação dos profissionais de saúde dos grupos de risco objetivando reduzir sua exposição à contaminação. O serviço oferta teleorientação, telemonitoramento, teleacolhimento e agendamento de testes para Covid-19, com a participação de trabalhadores médicos, enfermeiros, psicólogos, sanitaristas, residentes médicos e em área profissional de saúde. Considerações Finais: A teleassistência se mostrou como importante ponto de atenção à saúde no nível estadual em um cenário de pandemia onde as medidas de distanciamento social e isolamento domiciliar são as principais formas de redução do contágio, enquanto a rede de saúde se estrutura para atender à demanda. O serviço em desenvolvimento no estado de Pernambuco contribui para a produção de informações e conhecimento sobre as potencialidades da teleassistência no contexto pandêmico, aponta para potencialidades de uso no período pós pandemia e sinaliza a necessidade de estudos sobre os resultados e implicações da telemedicina no cuidado em saúde.Referências
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