Rodas de conversa virtual no ensino remoto emergencial: limites e potencialidades para a formação médica
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n3p07-23Palavras-chave:
COVID-19, Educação à Distância, Educação Médica.Resumo
Este estudo qualitativo exploratório com produção de dados por meio de entrevistas em profundidade, tem por finalidade analisar os limites e as potencialidades da roda de conversa virtual, questionando a manutenção da metodologia no ‘mundo pós-pandêmico’. Para isso, foi levada em consideração o ensino remoto emergencial no contexto pandêmico, que ocorreu de forma abrupta, impondo dificuldades de adaptação a professoras, monitores/as e estudantes. Também analisamos a maneira com a qual as metodologias ativas impactaram no protagonismo dos/das participantes, bem como as contribuições das rodas de conversa para o ambiente virtual, ao prezar por um processo de ensino-aprendizagem horizontalizado, dialógico e libertador, em detrimento de uma educação bancária. Diante disso, conclui-se que as rodas de conversa virtuais, apesar dos seus limites, viabilizaram uma educação emancipatória e problematizadora durante o ensino remoto emergencial, contudo defendemos ainda o ensino presencial, sendo estas rodas virtuais como uma estratégia pontual e não principal do processo ensino-aprendizagem.Referências
Santos BM, Cordeiro MEC, Schneider IJC, Ceccon RF. Educação Médica durante a Pandemia da Covid-19: uma Revisão de Escopo. Rev bras educ med [Internet]. 2 de outubro de 2020 [citado 18 de dezembro de 2021];44. Disponível em: http://www.scielo.br/j/rbem/a/8bxyBynFtjnSg3nd4rxtmhF/?lang=pt
Alves L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. EDU [Internet]. 4 de junho de 2020 [citado 18 de dezembro de 2021];8(3):348–65. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251
Brasil. Ministério da Educação. Resolução nº 6 do CNE/CES, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília; 2014. Disponível em: http://www.fmb.unesp.br/Home/Graduacao/resolucao-dcn-2014.pdf.
Moretti-Pires RO, Campos DA de, Tesser Junior ZC, Oliveira Junior JB de, Turatti B de O, Oliveira DC de. Estratégias pedagógicas na educação médica ante os desafios da Covid-19: uma revisão de escopo. Rev bras educ med [Internet]. 3 de fevereiro de 2021 [citado 18 de dezembro de 2021];45. Disponível em: http://www.scielo.br/j/rbem/a/BB9TpJF7VSszhQRxbxxfvBh/?lang=pt
Vasconcelos EM. Educação popular, um jeito de conduzir o processo educativo. In Vasconcelos EM., Cruz, PJSC. (organizadores). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: Editora Universitária da UFPB; 2011. Disponível em: http://www.ccm.ufpb.br/vepopsus/wp-content/uploads/2018/02/Educa%C3%A7%C3%A3o-Popular-na-forma%C3%A7%C3%A3o-universit%C3%A1ria-Hucitec-Editora-Editora-UFPB-2011.pdf
Freire P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970
Freire P. Educação Como Prática Da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.
Sampaio J, Santos GC, Agostini M, Salvador A de S. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface (Botucatu) [Internet]. janeiro de 2014 [citado 18 de dezembro de 2021];18:1299–311. Disponível em: http://www.scielo.br/j/icse/a/dGn6dRF4VHzHQJyXHNSZNND/?lang=pt
Carvalho L. Curto-circuito: O vírus e a volta do Estado. São Paulo: Todavia, 1ª ed., 2020.
Poupart J. A entrevista do tipo qualitativo: considerações epistemiológicas, teóricas e metodológicas. In: Poupartt J, Deslauriers J-P, Groulx L-H, Lrprttière A, Mayer R, Pires AP. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. cap. 5, p. 215 - 253. ISBN 978-85-326-3681-2.
Moré C. A “entrevista em profundidade” ou “semiestruturada”, no contexto da saúde Dilemas epistemológicos e desafios de sua construção e aplicação. 1 [Internet]. 21 de julho de 2015 [citado 18 de dezembro de 2021];3. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/158
Fontanella BJB, Ricas J, Turato ER. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cad Saúde Pública [Internet]. janeiro de 2008 [citado 18 de dezembro de 2021];24:17–27. Disponível em: http://www.scielo.br/j/csp/a/Zbfsr8DcW5YNWVkymVByhrN/?lang=pt
Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2016.
Moreira JAM, Henriques S, Barros D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia [Internet]. 3 de junho de 2020 [citado 18 de dezembro de 2021];0(34):351–64. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123
Gomes VTS, Rodrigues RO, Gomes RNS, Gomes MS, Viana LVM, Silva FS e. A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Rev bras educ med [Internet]. 2020 [citado 18 de dezembro de 2021];44(4):e114. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400602&tlng=pt
Buber M. Eu e tu. 6. ed., rev. São Paulo: Centauro, 2003
Appenzeller S, Menezes FH, Santos GG dos, Padilha RF, Graça HS, Bragança JF. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Rev bras educ med [Internet]. 2 de outubro de 2020 [citado 18 de dezembro de 2021];44. Disponível em: http://www.scielo.br/j/rbem/a/9k9kXdKQsPSDPMsP4Y3XfdL/?lang=pt
Souza KR de, Santos GB dos, Rodrigues AM dos S, Felix EG, Gomes L, Rocha GL da, et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trab educ saúde [Internet]. 19 de outubro de 2020 [citado 18 de dezembro de 2021];19. Disponível em: http://www.scielo.br/j/tes/a/RrndqvwL8b6YSrx6rT5PyFw/?lang=pt
Maldonado JMS de V, Marques AB, Cruz A. Telemedicine: challenges to dissemination in Brazil. Cad Saúde Pública [Internet]. 3 de novembro de 2016 [citado 18 de dezembro de 2021];32. Disponível em: http://www.scielo.br/j/csp/a/54bg8d5mfWmCC9w7M4FKFVq/?lang=en
Dorsey ER, Topol EJ. Telemedicine 2020 and the next decade. The Lancet [Internet]. 14 de março de 2020 [citado 18 de dezembro de 2021];395(10227):859. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30424-4/fulltext
Paiva MRF, Parente JRF, Brandão IR, Queiroz AHB. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE - Revista de Políticas Públicas [Internet]. 2016 [citado 18 de dezembro de 2021];15(2). Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049
Nunes RC. Um olhar sobre a evasão de estudantes universitários durante os estudos remotos provocados pela pandemia do COVID-19. Research, Society and Development [Internet]. 3 de março de 2021;10(3):e1410313022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13022
Debald BS, Golfeto NV. Protagonismo estudantil e metodologias ativas de aprendizagem em tempos de transformação na educação superior. Pleiade [Internet]. 2016 [citado 18 de dezembro de 2021];10(20):5–11. Disponível em: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/305
Barbiero AJC, França AAP de, Castro AAAD, Fófano GA, Camargo GL, Ferreira IM, et al. Proposta de novas metodologias para o ensino da disciplina de farmacologia nos cursos de medicina. Revista Científica UNIFAGOC - Saúde [Internet]. 26 de outubro de 2017 [citado 18 de dezembro de 2021];2(1):63–9. Disponível em: https://revista.unifagoc.edu.br/index.php/saude/article/view/200
Veja. Bolsonaro defende gravação de professores por alunos em sala de aula. Veja, 2018. Disponível: https://veja.abril.com.br/politica/bolsonaro-defende-gravacao-de-professores-por-alunos-em-sala-de-aula/
Spinoza B. A Ética, in Os Pensadores. Ed. Abril, São Paulo, 1979
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saúde em Redes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).