Atividades práticas na formação médica durante o ensino remoto no contexto da pandemia

Practical activities in medical training during remote teaching modality in the pandemic context

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n3.4019

Resumo

Introdução: Com o advento da pandemia de COVID-19, a formação médica foi impactada por desafios como a paralisação das atividades presenciais, necessitando adaptações ao processo de ensino-aprendizagem com uso de ambientes virtuais de ensino. Objetivo: Analisar os efeitos da ausência de atividades práticas na formação médica durante o ensino remoto emergencial no curso de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina - campus Araranguá. Método: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório. Participaram 46 estudantes de medicina vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina - campus Araranguá, durante o ano de 2021. A coleta de dados foi realizada por meio de sete grupos focais on-line. As informações foram analisadas pelo método de Análise de Conteúdo do tipo temática. Resultados: Foram destacadas três categorias: educação à distância e aprendizagem em casa; defasagens no aprendizado e ausência de práticas; e prejuízos na construção do conhecimento. Evidenciou-se dificuldades enfrentadas pelos estudantes na modalidade remota de ensino e os impactos na formação médica. Conclusão: A formação médica durante a pandemia demonstrou a importância da interação presencial entre estudante, professor, usuários e comunidade. O advento do ensino remoto ocasionou preocupações aos estudantes de medicina, diante da excessiva carga horária de conteúdo teórico, indicando que a formação médica à distância não substitui o presencial.

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

Garcia Junior, C. A. S., Pasquini , G. de C. ., Santos , B. M. ., Perondi, F., & Ceccon, R. F. (2023). Atividades práticas na formação médica durante o ensino remoto no contexto da pandemia: Practical activities in medical training during remote teaching modality in the pandemic context. aúde m edes, 9(3), 4019. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n3.4019

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)