Integração ensino-serviço: possibilidades de uma Universidade Comunitária em meio à pandemia da covid-19

Autores

  • Vanessa Iribarrem Avena Miranda Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Luciane Bisognin Ceretta Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Renan Antonio Ceretta Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Carla Damasio Martins Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Rafael Amaral Oliveira Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Cristiane Damiani Tomasi Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Lisiane Tuon Generoso Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Paula Ioppi Zugno Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Graziela Amboni Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p261-271

Resumo

O cenário da pandemia da COVID-19 convoca à rápidas mudanças no modo de trabalho, as Instituições de Ensino Superior (IES), além de potencializar as ações no campo da pesquisa reafirmam seu papel para a comunidade, especialmente quando se trata de Universidades comunitárias. Este artigo caracteriza-se como relato de experiência sobre as ações utilizadas para o enfrentamento da COVID-19 pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), do município de Criciúma – SC, uma Universidade comunitária. As ações da UNESC foram intensificadas durante o cenário pandêmico, trazendo ações inovadoras como implantação de Sala de Situação Covid-19, teleatendimentos como SOS UNESC Covid-19 e Acolher UNESC Covid-19, Programa de Rastreamento do Coronavírus, Comitê e Análise de Gestão da Covid-19 e várias ações realizadas para além dos espaços da IES. Este artigo marca o importante papel das Universidades comunitárias e seu compromisso com o desenvolvimento regional, ações, intervenções e parcerias com impacto direto na saúde da população local. A UNESC, enquanto Universidade comunitária desenvolve ações pautadas nas melhores evidências científicas e valoriza o cuidado com a vida das pessoas.Palavra-chave: Coronavírus, Epidemiologia, Gestão de Riscos, Vigilância em Saúde Pública, Instituições de Ensino Superior.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2022-11-19

Como Citar

Iribarrem Avena Miranda, V., Bisognin Ceretta, L., Antonio Ceretta, R., Damasio Martins, C., Amaral Oliveira, R., Damiani Tomasi, C., Tuon Generoso, L., Ioppi Zugno, P., & Amboni, G. (2022). Integração ensino-serviço: possibilidades de uma Universidade Comunitária em meio à pandemia da covid-19. aúde m edes, 8(sup2), 261–271. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p261-271

Edição

Seção

Relato de Experiência

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