Integração ensino-serviço: possibilidades de uma Universidade Comunitária em meio à pandemia da covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p261-271Abstract
O cenário da pandemia da COVID-19 convoca à rápidas mudanças no modo de trabalho, as Instituições de Ensino Superior (IES), além de potencializar as ações no campo da pesquisa reafirmam seu papel para a comunidade, especialmente quando se trata de Universidades comunitárias. Este artigo caracteriza-se como relato de experiência sobre as ações utilizadas para o enfrentamento da COVID-19 pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), do município de Criciúma – SC, uma Universidade comunitária. As ações da UNESC foram intensificadas durante o cenário pandêmico, trazendo ações inovadoras como implantação de Sala de Situação Covid-19, teleatendimentos como SOS UNESC Covid-19 e Acolher UNESC Covid-19, Programa de Rastreamento do Coronavírus, Comitê e Análise de Gestão da Covid-19 e várias ações realizadas para além dos espaços da IES. Este artigo marca o importante papel das Universidades comunitárias e seu compromisso com o desenvolvimento regional, ações, intervenções e parcerias com impacto direto na saúde da população local. A UNESC, enquanto Universidade comunitária desenvolve ações pautadas nas melhores evidências científicas e valoriza o cuidado com a vida das pessoas.Palavra-chave: Coronavírus, Epidemiologia, Gestão de Riscos, Vigilância em Saúde Pública, Instituições de Ensino Superior.References
REFERÊNCIAS
World Health Organization. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): situation report. Geneva: World Health Organziation; 2020.
Werneck GL, Carvalho MS. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cad Saúde Pública. 2020;36(5).
World Health Organization. Rational use of personal protective equipment (PPE) for coronavirus disease (COVID-19). World Health Organization. 19 de março de 2020;0–7.
Ferreira LC, Costa CDFL, Souza JDPS e. O ENIGMA DA PANDEMIA DO COVID-19: solidariedade, formação humana e cidadania em tempos difíceis. revistaaugustus. 3 de junho de 2020;25(51):165–82.
Ceretta LB, Salvaro C, Casagrande A, Dagostim M. Plano de Contingência para a Covid-19 - PLANCON EDU/ENSINO SUPERIOR. 2021.
Santa Catarina. Secretaria Estadual de Saúde. Decreto nº 1.221, de 23 de março de 2021. Dispõe sobre a continuidade de medidas e enfrentamento da Covid-19 e estabelece outras providencias. Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. Sec. 21.484. 23 mar. 2021.
Brasil. Estado de Santa Catarina. Portaria nº 464, de 03 de julho de 2020. Institui o Programa de Descentralização e Regionalização das Ações de Combate à COVID-19. Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina. 3 jul. 2020b
Santa Catarina. Coronavírus em SC: Governo divulga nova matriz de risco para mapeamento de casos e projeta prevenção de novos surtos [Internet]. Secretaria do Estado de Saúde; 2020. Disponível em: https://www.sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/coronavirus-em-sc-governo-divulga-nova-matriz-de-risco-para-mapeamento-de-casos-e-projeta-prevencao-de-novos-surtos. Acesso em: 25 mai. 2021.
Tomasi CD, Arent CO, Generoso LT, Rosa MI, Ceretta LB. Implantação de um serviço de teletriagem para atendimento de casos suspeitos de COVID-19: relato de experiência. 2020;6(2):7–11.
Brasil. Conselho Federal de Psicologia. Resolução nº 4, de 26 de março de 2020. Dispõe sobre regulamentação de serviços psicológicos prestados por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19. Diário Oficial da União Federativa do Brasil. Brasília, DF, Sec. 1, p. 251, 26 mar. 2020ª.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).