Integração ensino-serviço: possibilidades de uma Universidade Comunitária em meio à pandemia da covid-19

Authors

  • Vanessa Iribarrem Avena Miranda Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Luciane Bisognin Ceretta Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Renan Antonio Ceretta Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Carla Damasio Martins Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Rafael Amaral Oliveira Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Cristiane Damiani Tomasi Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Lisiane Tuon Generoso Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Paula Ioppi Zugno Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Graziela Amboni Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p261-271

Abstract

O cenário da pandemia da COVID-19 convoca à rápidas mudanças no modo de trabalho, as Instituições de Ensino Superior (IES), além de potencializar as ações no campo da pesquisa reafirmam seu papel para a comunidade, especialmente quando se trata de Universidades comunitárias. Este artigo caracteriza-se como relato de experiência sobre as ações utilizadas para o enfrentamento da COVID-19 pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), do município de Criciúma – SC, uma Universidade comunitária. As ações da UNESC foram intensificadas durante o cenário pandêmico, trazendo ações inovadoras como implantação de Sala de Situação Covid-19, teleatendimentos como SOS UNESC Covid-19 e Acolher UNESC Covid-19, Programa de Rastreamento do Coronavírus, Comitê e Análise de Gestão da Covid-19 e várias ações realizadas para além dos espaços da IES. Este artigo marca o importante papel das Universidades comunitárias e seu compromisso com o desenvolvimento regional, ações, intervenções e parcerias com impacto direto na saúde da população local. A UNESC, enquanto Universidade comunitária desenvolve ações pautadas nas melhores evidências científicas e valoriza o cuidado com a vida das pessoas.Palavra-chave: Coronavírus, Epidemiologia, Gestão de Riscos, Vigilância em Saúde Pública, Instituições de Ensino Superior.

References

REFERÊNCIAS

World Health Organization. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): situation report. Geneva: World Health Organziation; 2020.

Werneck GL, Carvalho MS. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cad Saúde Pública. 2020;36(5).

World Health Organization. Rational use of personal protective equipment (PPE) for coronavirus disease (COVID-19). World Health Organization. 19 de março de 2020;0–7.

Ferreira LC, Costa CDFL, Souza JDPS e. O ENIGMA DA PANDEMIA DO COVID-19: solidariedade, formação humana e cidadania em tempos difíceis. revistaaugustus. 3 de junho de 2020;25(51):165–82.

Ceretta LB, Salvaro C, Casagrande A, Dagostim M. Plano de Contingência para a Covid-19 - PLANCON EDU/ENSINO SUPERIOR. 2021.

Santa Catarina. Secretaria Estadual de Saúde. Decreto nº 1.221, de 23 de março de 2021. Dispõe sobre a continuidade de medidas e enfrentamento da Covid-19 e estabelece outras providencias. Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. Sec. 21.484. 23 mar. 2021.

Brasil. Estado de Santa Catarina. Portaria nº 464, de 03 de julho de 2020. Institui o Programa de Descentralização e Regionalização das Ações de Combate à COVID-19. Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina. 3 jul. 2020b

Santa Catarina. Coronavírus em SC: Governo divulga nova matriz de risco para mapeamento de casos e projeta prevenção de novos surtos [Internet]. Secretaria do Estado de Saúde; 2020. Disponível em: https://www.sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/coronavirus-em-sc-governo-divulga-nova-matriz-de-risco-para-mapeamento-de-casos-e-projeta-prevencao-de-novos-surtos. Acesso em: 25 mai. 2021.

Tomasi CD, Arent CO, Generoso LT, Rosa MI, Ceretta LB. Implantação de um serviço de teletriagem para atendimento de casos suspeitos de COVID-19: relato de experiência. 2020;6(2):7–11.

Brasil. Conselho Federal de Psicologia. Resolução nº 4, de 26 de março de 2020. Dispõe sobre regulamentação de serviços psicológicos prestados por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19. Diário Oficial da União Federativa do Brasil. Brasília, DF, Sec. 1, p. 251, 26 mar. 2020ª.

Published

2022-11-19

How to Cite

Iribarrem Avena Miranda, V., Bisognin Ceretta, L., Antonio Ceretta, R., Damasio Martins, C., Amaral Oliveira, R., Damiani Tomasi, C., Tuon Generoso, L., Ioppi Zugno, P., & Amboni, G. (2022). Integração ensino-serviço: possibilidades de uma Universidade Comunitária em meio à pandemia da covid-19. aúde m edes, 8(sup2), 261–271. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p261-271

Most read articles by the same author(s)