Inovação curricular das residências multiprofissionais em saúde: a experiência da Escola de Saúde Pública do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n2.4297

Resumo

O Sistema Único de Saúde enfrenta um desafio crucial: transcender os modelos hegemônicos e centralizados que permeiam os campos da Saúde e da Educação. Este estudo relata a experiência da II Oficina de Requalificação da Matriz Curricular de Programas de Residência da Escola de Saúde Pública do Ceará, com foco na atualização curricular alinhada ao Projeto Político Pedagógico da instituição. A oficina, realizada em sete encontros presenciais, remotos e híbridos, contou com a participação de 85 profissionais da área da saúde envolvidos na gestão das residências da Escola de Saúde Pública do Ceará. Os participantes foram divididos em onze Grupos de Trabalho, cada um referente a um programa de residência multiprofissional, para a elaboração dos seguintes produtos: perfil do egresso, competências, objetivos de estratégias educacionais, aprendizagem e avaliação. A oficina evidenciou a relevância da atualização curricular contínua em consonância com o Projeto Político Pedagógico da instituição formadora. Os debates e o trabalho colaborativo dos Grupos de Trabalho permitiram a construção de um currículo atualizado e alinhado às necessidades do mercado de trabalho e do Sistema Único de Saúde. A II Oficina de Requalificação da Matriz Curricular de Programas de Residência da Escola de Saúde Pública do Ceará contribuiu significativamente para a atualização do currículo, com foco na formação de profissionais de saúde qualificados para atuar no contexto do Sistema Único de Saúde em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da saúde. Palavras-chave: Acesso a Tecnologias em Saúde; Internato não Médico; Saúde Pública; Educação em Saúde; Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

José Edmilson Silva Gomes, Gerência de Residência Multiprofissional; Escola de Saúde Pública do Ceará; Fortaleza, CE; Brasil

Mestre em Saúde Coletiva; Gerência de Residência Multiprofissional; Escola de Saúde Pública do Ceará; Fortaleza, CE; Brasil

Valesca de Sousa Brito, Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde; Escola de Saúde Pública do Ceará; Fortaleza, CE; Brasil

Especialista em Urgência e Emergência; Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde; Escola de Saúde Pública do Ceará; Fortaleza, CE; Brasil

Kellyane Munick Rodrigues Soares Holanda, Gerência de Residência Multiprofissional Escola de Saúde Pública do Ceará; Fortaleza, CE; Brasil

Mestra em Saúde Coletiva; Gerência de Residência Multiprofissional Escola de Saúde Pública do Ceará; Fortaleza, CE; Brasil

Maria Jamisse de Araújo Oliveira, Gerência de Residência Multiprofissional; Escola de Saúde Pública do Ceará; Fortaleza, CE; Brasil

Mestra em Ensino na Saúde; Gerência de Residência Multiprofissional; Escola de Saúde Pública do Ceará; Fortaleza, CE; Brasil

Mônica de Oliveira Belém, Escola de Saúde Pública do Ceará, Centro de Residências em Saúde

Doutora em Ciências Médicas, atua como Coordenadora de Pesquisa dos Programas de Residência em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará, e para tal tem expertise de avaliar trabalhos quantitativos e qualitativos. Desenvolve trabalhos com educação em saúde, educação permanente em saúde, criação e validação de materiais didáticos e jogos educativos, estudos epidemiológicos em saúde com doenças transmissíveis emergentes e reemergentes. Tem experiência com estudos de Covid-19, tanto na área assistencial, após temporada na Central de Diagnóstico de Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz, como no manejo e estudo teórico.

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Publicado

2024-08-22

Como Citar

Silva Gomes, J. E., de Sousa Brito, V., Rodrigues Soares Holanda, K. M. ., de Araújo Oliveira, M. J. ., & Belém, M. de O. (2024). Inovação curricular das residências multiprofissionais em saúde: a experiência da Escola de Saúde Pública do Ceará . aúde m edes, 10(2), 4297. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n2.4297

Edição

Seção

Relato de Experiência