Inovação curricular das residências multiprofissionais em saúde: a experiência da Escola de Saúde Pública do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n2.4297Resumen
O Sistema Único de Saúde enfrenta um desafio crucial: transcender os modelos hegemônicos e centralizados que permeiam os campos da Saúde e da Educação. Este estudo relata a experiência da II Oficina de Requalificação da Matriz Curricular de Programas de Residência da Escola de Saúde Pública do Ceará, com foco na atualização curricular alinhada ao Projeto Político Pedagógico da instituição. A oficina, realizada em sete encontros presenciais, remotos e híbridos, contou com a participação de 85 profissionais da área da saúde envolvidos na gestão das residências da Escola de Saúde Pública do Ceará. Os participantes foram divididos em onze Grupos de Trabalho, cada um referente a um programa de residência multiprofissional, para a elaboração dos seguintes produtos: perfil do egresso, competências, objetivos de estratégias educacionais, aprendizagem e avaliação. A oficina evidenciou a relevância da atualização curricular contínua em consonância com o Projeto Político Pedagógico da instituição formadora. Os debates e o trabalho colaborativo dos Grupos de Trabalho permitiram a construção de um currículo atualizado e alinhado às necessidades do mercado de trabalho e do Sistema Único de Saúde. A II Oficina de Requalificação da Matriz Curricular de Programas de Residência da Escola de Saúde Pública do Ceará contribuiu significativamente para a atualização do currículo, com foco na formação de profissionais de saúde qualificados para atuar no contexto do Sistema Único de Saúde em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da saúde. Palavras-chave: Acesso a Tecnologias em Saúde; Internato não Médico; Saúde Pública; Educação em Saúde; Sistema Único de Saúde.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Saúde em Redes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).