A gamificação na atenção ambulatorial especializada como estratégia de Educação Permanente para qualificação do cuidado em saúde
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n3.4643Palavras-chave:
Atenção Secundária à Saúde, Gamificação, Educação InterprofissionalResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar o jogo da atenção contínua como ferramenta educacional para qualificar o cuidado em saúde desenvolvido por equipes multiprofissionais da Atenção Secundária Ambulatorial. A experiência ocorreu em 2023, em um ambulatório na linha de cuidado da pessoa com hipertensão arterial e diabetes mellitus localizado no Centro-Oeste do Brasil. Participaram das atividades de educação permanente quatorze profissionais de saúde do ambulatório e três representantes da gestão regional e central. O jogo consistiu em um caso clínico fictício, com 12 momentos que finalizavam na construção do plano de cuidados integrado em equipe. A experiência possibilitou ampliar o olhar da equipe sobre o trabalho colaborativo interprofissional e interdisciplinar, desenvolver habilidades de gestão do cuidado e qualificar as oportunidades de melhoria que foram identificadas no ciclo de atenção contínua praticado pela equipe no ambulatório.Referências
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