A gamificação na atenção ambulatorial especializada como estratégia de Educação Permanente para qualificação do cuidado em saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n3.4643

Palabras clave:

Atenção Secundária à Saúde, Gamificação, Educação Interprofissional

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar o jogo da atenção contínua como ferramenta educacional para qualificar o cuidado em saúde desenvolvido por equipes multiprofissionais da Atenção Secundária Ambulatorial. A experiência ocorreu em 2023, em um ambulatório na linha de cuidado da pessoa com hipertensão arterial e diabetes mellitus localizado no Centro-Oeste do Brasil. Participaram das atividades de educação permanente quatorze profissionais de saúde do ambulatório e três representantes da gestão regional e central. O jogo consistiu em um caso clínico fictício, com 12 momentos que finalizavam na construção do plano de cuidados integrado em equipe. A experiência possibilitou ampliar o olhar da equipe sobre o trabalho colaborativo interprofissional e interdisciplinar, desenvolver habilidades de gestão do cuidado e qualificar as oportunidades de melhoria que foram identificadas no ciclo de atenção contínua praticado pela equipe no ambulatório.

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Publicado

2024-11-26

Cómo citar

de Sousa Gadelha, A. K., Pereira da Paz, A. C., de Paiva Neto, F. T. ., Rodrigues Rabelo Lopes, P., & Barbosa Shimocomaqui , G. (2024). A gamificação na atenção ambulatorial especializada como estratégia de Educação Permanente para qualificação do cuidado em saúde. aúde m edes, 10(3), 4643. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n3.4643

Número

Sección

Relato de Experiência