O fazer profissional no cotidiano: vivências de práticas educativas na prevenção de intercorrências mamárias que incentivam a promoção do aleitamento materno
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n4p147-157Abstract
Objetivo: o presente estudo tem por objetivo relatar as vivências dos acadêmicos do curso de Enfermagem, acerca de atividades de educação em saúde na prevenção das intercorrências mamárias e na promoção do aleitamento materno, vinculada a Liga Interdisciplinar de Saúde da Criança da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com o desenvolvimento de atividades educativas, através de orientações sobre a conscientização relacionada à prevenção das intercorrências mamárias, por meio da exposição de cartaz, banners, moldes em formas de mamas e entrega de folders. Resultados: durante a realização da atividade notou-se que o processo de educação em saúde abrangeu quatro aspectos fundamentais como a comunicação, informação, educação e escuta qualificada. Também foi possível observar o grande interesse e interação da população acerca da intervenção, os quais expressavam suas experiências e conhecimentos empíricos. Assim, foram orientadas sobre as prevenções a serem tomadas diante das intercorrências mamárias e o incentivo a promoção do aleitamento materno. Conclusões: dessa forma, foi possível perceber que a atividade de educação em saúde contribuiu para a prevenção, proteção e promoção da saúde, havendo uma junção dos conhecimentos prévios da população com os conhecimentos técnico-científicos, permitindo um ambiente transformador de informações, que contribuíram para oferta de qualidade de vida para o binômio mãe-filho e para formação profissional dos acadêmicos.References
¹Marques ES, Cotta RMM, Priore SE. Mitos e crenças sobre o aleitamento materno. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2011 [citado em 27 de Dezembro de 2018]; 16(5):[2461-2468]. Disponível em: <https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232011000500015&script=sci_arttext&tlng=en>.
² Fonseca LKR, Marques ICL, Santos CT. M, Mattos MP, Gomes DR. Maternagem: vivenciando ações de educação em saúde que auxiliam na promoção do aleitamento materno. Saúde em Redes [Internet]. 2018 [citado em 27 de Dezembro de 2018]; 4(1):[183-192]. Disponível em: <http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/882/247>.
³ Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. Brasília: Editora do Ministério da Saúde; 2009.
Boccolini CS, Boccolini PMM, Monteiro FR, Venâncio SI, Giugliani ERJ. Tendência de indicadores do aleitamento materno no Brasil em três décadas. Revista de Saúde Pública [Internet]. 2017 [Citado em 27 de Dezembro de 2018]; 51: [1-9]. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v51/pt_0034-8910-rsp-S1518-87872017051000029.pdf>.
Venancio SI, Escuder MML, Kitoko P, Rea MF, Monteiro CA. Frequência e determinantes do aleitamento materno em municípios do Estado de São Paulo. Revista de SaúdePública[Internet]. 2002[citado em 27 de Dezembro de 2018]; 36(3): [313-18]. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v36n3/10493.pdf>.
Quirino LS, Oliveira JD, Figueiredo MFER, Quirino GS. Significado das experiências de não amamentar relacionado às intercorrências mamárias. CogitareEnfermagem[Internet]. 2011[citado em 27 de Dezembro de 2018]; 16 (4): [628-33]. Disponível em:<https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21927/17049>.
Castro FK, Garcia TR, Souto CMRM, Bustorff LACV, Rigão TVC, Braga VAB. Intercorrências mamárias relacionadas à lactação: estudo envolvendo puérperas de uma maternidade pública de João Pessoa, PB. O mundo da Saúde[Internet]. 2009[citado em 27 de Dezembro de 2018]; 33 (4): [433-39]. Disponível em: <http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/70/433a439.pdf>.
Cunha ACB, Santos C, Gonçalves RM. Concepções sobre maternidade, parto e amamentação em grupo de gestantes.ArquivosBrasileiros de Psicologia [Internet]. 2012[citado em 27 de Dezembro de 2018]; 64 (1): [139-55] Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v64n1/v64n1a11.pdf>.
Diehl JP, Anton MC. Fatores emocionais associados ao aleitamento materno exclusivo e sua interrupção precoce: um estudo qualitativo. Aletheia [Internet]. 2011 [citado em 27 de Dezembro de 2018]; (34): [47-60]. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942011000100005>.
Santos MP, Santana MS, Oliveira DS, Nepomuceno Filho RA, Lisboa CS, Almeida LMR, et al. Prevalência e fatores associados à interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo: metanálise de estudos epidemiológicos brasileiros. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil [Internet]. 2017 [citado em 27 de dezembro de 2018]; 17 (1): [59-67]. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151938292017000100059&script=sci_abstract&tlng=pt>
Rocha IS, Lolli LF, Fujimaki M, Gasparetto A, Rocha NB. Influência da autoconfiança materna sobre o aleitamento materno exclusivo aos seis meses de idade: uma revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2018 [citado em 27 de dezembro de 2018];23 (11): [3609-3619]. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-812320182311.20132016>.
Oliveira CS, IoccaFA,Carrijo MLR, Garcia RATM. Amamentação e as intercorrências que contribuem para o desmame precoce. Revista Gaúcha de Enfermagem[Internet]. 2015 [citado em 28 de dezembro de 2018]; 36 (n.spe): [16-23]. Disponível em:<https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/56766>.
Zorzi NT, Bonilha ALL. Práticas utilizadas pelas puérperas nos problemas mamários. Revista Brasileira de Enfermagem[Internet]. 2006[citado em 27 de dezembro de 2018];59 (4): [521-6]. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v59n4/a09v59n4.pdf>.
Cirino IP, Soares CC, Sousa FVO, Sousa RRC, Lima LHO, Oliveira EAR. Educação em saúde: promovendo o aleitamento materno, um relato de experiência. Revista Interdisciplinar. [Internet]. 2016 [citado em 27 de dezembro de 2018]; 9 (4): [181-186]. Disponível em: <https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/1077>.
Salci MA, Maceno P, Rozza SG, Silva DMGV, Boehs AE, Heidemann ITSB. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2013[citado em 27 de dezembro de 2018]; 22 (1): [224-30]. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_27>.
Souza Filho MD, Gonsalves Neto PNT, Martins MCC. Avaliação dos problemas relacionados ao aleitamento materno a partir do olhar da enfermagem. Cogitare Enfermagem [Internet]. 2011[citado em 27 de dezembro de 2018]; 16 (1): [70-5]. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/download/21114/13940>.
Marinho MS, Andrade EN, Abrão ACFV. Atuação do enfermeiro (a) na promoção, incentivo e apoio ao aleitamento materno. Revista Enfermagem Contemporânea. [Internet]. 2015 [citado em 27 de dezembro de 2018]; 4 (2): [189-198]. Disponível em: <https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/598/547>.
Souza IVB, Marques DKA, Freitas FFQ, Silva PE, Lacerda ORM. Educação em saúde e enfermagem: revisão integrativa da literatura. Rev. Ciênc. Saúde Nova Esperança [Internet]. 2013[citado em 27 de dezembro de 2018]; 11 (1): [112-21] Disponível em:<http://www.facene.com.br/wpcontent/uploads/2010/11/Educa%E2%94%9C%C2%BA%E2%94%9C%C3%BAo-em-sa%E2%94%9C%E2%95%91de-e-enfermagem.pdf>.
Dornelas R, Sousa MF, Mendonça AVM. Informação, educação e comunicação em saúde:análise das concepções dos coordenadores das campanhas de voz no Distrito Federal. Rev. CEFAC. [Internet].2014 [citado em 28 de dezembro de 2018]; 16 (1): [274-282]. Disponível em: .
Bomfim AMA, Souza MECA, Rocha MCG, Porto VFA, Lima EB, Mesquita TM. Recurso lúdico no processo de educação em saúde em crianças de escolas públicas de Alagoas: relato de experiência. Interfaces - Revista de Extensão [Internet].2015[citado em 28 de dezembro de 2018]; 3 (1): [117-121]. Disponível em:<https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/108/pdf>.
Almeida ER, Moutinho CB, Leite MTS. Prática pedagógica de enfermeiros de saúde da família no desenvolvimento da educação em saúde. Rev Interface - Comunicação, Saúde e Educação [Internet]. 2016[citado em 28 de dezembro de 2018]; 57(20): [389-401]. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v20n57/1807-5762-icse-1807-576220150128.pdf>.
Jesus SJA. O papel da educação em saúde frente às implicações da atenção básica: do profissional à comunidade. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia. [Internet]. 2015 [citado em 28 de dezembro de 2018]. 3 (1): [1-9]. Disponível em:<http://interfaces.leaosampaio.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/250>.
Duarte LPA, Moreira DJ, DuarteEB, Feitosa ANC, Oliveira AM. Contribuição da Escuta Qualificada para a Integralidade na Atenção Primária. Revista Eletrônica Gestão & Saúde [Internet]. 2017. [citado em 28 de Dezembro de 2018]; 08 (03): [414-429]. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/rgs/article/view/10312/9104>.
Mesquita AL, Souza VAB, Moraes-Filho IM, Santos TN, Santos OP. Atribuições de enfermeiros na orientação de lactantes acerca do aleitamento materno. Rev. Cient. Sena Aires [Internet]. 2016 [citado em 03 de Janeiro de 2019]; 5 (2): [158-70]. Disponível em: <http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/267>.
Neves BR, Silva TS, Gomes DR, Mattos MP, Mendes ACCS; Gomes DR. Intercorrências mamárias relacionadas com à amamentação: uma revisão sistemática. Revista das Ciências da Saúde do Oeste Baiano –Higia [Internet]. 2016[citado em 03 de janeiro de 2019]; 1 (2):[58-73]. Disponível em: <http://fasb.edu.br/revista/index.php/higia/article/view/129>.
Batista MR, Veleda AA, Coelho DF, Cordova FP. Orientações de profissionais da saúde sobre aleitamento materno: o olhar das puérperas. JuornalOf N ursingAndhealt [Internet]. 2017 [citado em 03 de janeiro de 2019]; 7 (1): [25-37] Disponível em: < https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/viewFile/7718/7088>.
Merhy EE, Baduy RS, Seixas CT, Almeida DES, Slomp Júnior Helvo. Avaliação compartilhada do cuidado em saúde Surpreendendo o instituído nas redes. 1. ed. Rio de Janeiro, Brasil: Hexis; 2016.
Vaucher ALI, Durman S. Amamentação: crenças e mitos. Revista Eletrônica de Enfermagem [Internet]. 2005[citado em 28 de Dezembro de 2018]; 7(2): [207-214]. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/881/1054>.
Duarte SJH, Borges AP, Arruda GL. Ações de enfermagem na educação em saúde no pré-natal: relato de experiência de um projeto de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso. R. Enferm. Cent. O. Min. [Internet]. 2011 [Citado em 03 de Dezembro de 2018]; 1(2); [277-282]. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/13/122
Coutinho J, Leal IP. Atitudes de mulheres em relação à amamentação – Estudo exploratório. Análise Psicológica [Internet]. 2005[citado em 28 de Dezembro de 2018]; 3(23): [277-82. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/aps/v23n3/v23n3a04.pdf>.
Raimundo JS, Cadete MMM. Escuta qualificada e gestão social entre os profissionais de saúde. Acta Paul Enfermagem. [Internet]. 2012 [Citado em 06 de janeiro de 2019]; 25 (2) [61-67]. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002012000900010&script=sci_ar>
Ribeiro MILC, Furegato ARF. Reflexões sobre a importância do relacionamento interpessoal na formação de profissionais de enfermagem. Nursing[Internet]. 2003[citado em 28 de Dezembro de 2018];6(66): [19-24]. Disponível em: <http://bdpi.usp.br/single.php?_id=001350468>
Almeida DV, Chaves EC. O ensino da humanização nos currículos de graduação em enfermagem. Einstein. [Internet]. 2009[citado em 28 de Dezembro de 2018];7(3): [271-78] Disponível em: <http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/1233-Einstein%20v7n3p271-8_port.pdf>
Dias VP, Silveira DT, Witt RR. Educação em saúde: o trabalho de grupos em atenção primária. Rev. APS [Internet]. 2009 [citado em 03 de Janeiro de 2019] 12 (2): [221-227]. Disponível em: <https://aps.ufjf.emnuvens.com.br/aps/article/viewFile/330/205>
Moreira MA. Aprendizaje significativo: teoria y práctica. Madrid: Visor; 2000.
Mattos MP. Metodologias ativas auxiliando no aprendizado das ciências morfofuncionais numaperspectiva clínica: um relato de experiência. Rev. Ciênc. Médicas Biológicas [Internet]. 2017 [citado em 28 de Dezembro de 2018];16(2): [146-50]. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/20159>
Mattos, MP. Viagem educacional e oficinas temáticas como ferramentas de formação construtivista em psicofarmacologia clínica. Reciis – Revista Eletrônica de Comunicação Informação e Inovação em Saúde. [Internet]. 2018 [citado em03 de Janeiro de 2019];12(4): [478-488]. Disponível em: <https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1448/0>
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Saúde em Redes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).