O fazer profissional no cotidiano: vivências de práticas educativas na prevenção de intercorrências mamárias que incentivam a promoção do aleitamento materno

Autores

  • Valéria de Oliveira Rodrigues Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras
  • Bruna Christi Alves da Silva Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras
  • Alcione da Camara de Jesus Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras
  • Adison Santana Cruz Acadêmico do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras
  • Sáskya Phlísia Pereira Lima Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras
  • Daiene Rosa Gomes Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
  • Mussio Pirajá Mattos Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) https://orcid.org/0000-0002-8792-5860

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n4p147-157

Resumo

Objetivo: o presente estudo tem por objetivo relatar as vivências dos acadêmicos do curso de Enfermagem, acerca de atividades de educação em saúde na prevenção das intercorrências mamárias e na promoção do aleitamento materno, vinculada a Liga Interdisciplinar de Saúde da Criança da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com o desenvolvimento de atividades educativas, através de orientações sobre a conscientização relacionada à prevenção das intercorrências mamárias, por meio da exposição de cartaz, banners, moldes em formas de mamas e entrega de folders. Resultados: durante a realização da atividade notou-se que o processo de educação em saúde abrangeu quatro aspectos fundamentais como a comunicação, informação, educação e escuta qualificada. Também foi possível observar o grande interesse e interação da população acerca da intervenção, os quais expressavam suas experiências e conhecimentos empíricos. Assim, foram orientadas sobre as prevenções a serem tomadas diante das intercorrências mamárias e o incentivo a promoção do aleitamento materno. Conclusões: dessa forma, foi possível perceber que a atividade de educação em saúde contribuiu para a prevenção, proteção e promoção da saúde, havendo uma junção dos conhecimentos prévios da população com os conhecimentos técnico-científicos, permitindo um ambiente transformador de informações, que contribuíram para oferta de qualidade de vida para o binômio mãe-filho e para formação profissional dos acadêmicos.

Biografia do Autor

Valéria de Oliveira Rodrigues, Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras

Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras

Bruna Christi Alves da Silva, Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras

Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras

Alcione da Camara de Jesus, Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras

Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras

Adison Santana Cruz, Acadêmico do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras

Acadêmico do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras

Sáskya Phlísia Pereira Lima, Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras

Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras

Daiene Rosa Gomes, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santos - UFES. Docente do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Oeste da Bahia – CCBS/UFOB

Mussio Pirajá Mattos, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santos - UFES. Docente do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Oeste da Bahia – CCBS/UFOB

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Rodrigues, V. de O., Alves da Silva, B. C., Jesus, A. da C. de, Cruz, A. S., Pereira Lima, S. P., Gomes, D. R., & Mattos, M. P. (2019). O fazer profissional no cotidiano: vivências de práticas educativas na prevenção de intercorrências mamárias que incentivam a promoção do aleitamento materno. aúde m edes, 4(4), 147–157. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n4p147-157

Edição

Seção

Relato de Experiência

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