Diagnóstico situacional em saúde como estratégia de aprendizagem para estudantes de Enfermagem e Medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p191-200

Palavras-chave:

Educação Superior, Currículo, Atenção Primária à Saúde, Planejamento em Saúde

Resumo

Objetivo: descrever a vivência de estudantes da primeira série dos cursos de Enfermagem e Medicina na área de cuidado coletivo em uma Unidade da Estratégia de Saúde da Família. Métodos: trata-se de um relato de experiência sobre o processo ensino-aprendizagem desenvolvido na área de vigilância à saúde para o cuidado das necessidades coletivas de saúde. Foi utilizada a Estimativa Rápida Participativa, observação do território, análise dos relatórios de cadastros do sistema e-SUS e entrevistas com informantes-chave como estratégias para elaboração do Diagnóstico Situacional de Saúde.  Resultados: a ação dos estudantes na prática estimulou o interesse na busca de fundamentação teórica e possibilitou a aprendizagem significativa em relação à organização do Sistema Único de Saúde, às necessidades de saúde da população e ao planejamento em saúde, favorecendo a compreensão sobre o processo saúde-doença e as diferentes formas de intervenção. Conclusão: A inserção precoce dos estudantes no cenário de prática constituiu-se em uma importante estratégia para as integrações prática-teoria e ensino-serviço e, além disso, favoreceu o protagonismo dos estudantes na aplicação dos princípios do SUS, como a participação social, o trabalho multidisciplinar e a integralidade do cuidado.

Biografia do Autor

Maria Clara Figueroa da Silva, Faculdade de Medicina de Marília

Acadêmica de Medicina da Faculdade de Medicina de Marília

Mariana Brito de Jesus, Faculdade de Medicina de Marília

Acadêmica de Medicina da Faculdade de Medicina de Marília

Bruna dos Anjos Azevedo, Faculdade de Medicina de Marília

Acadêmica de Enfermagem de Medicina de Marília 

Lara Boaventura Andrade, Faculdade de Medicina de Marília

Acadêmica de Medicina da Faculdade de Medicina de Marília

Marcela Torres Fachini, Faculdade de Medicina de Marília

Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília

Laís de Paiva Xavier, Faculdade de Medicina de Marília

Acadêmica de Medicina da Faculdade de Marília

Márcia Aparecida Padovan Otani, Faculdade de Medicina de Marília

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Docente da Faculdade de Medicina de Marília.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Figueroa da Silva, M. C., Brito de Jesus, M., dos Anjos Azevedo, B., Boaventura Andrade, L., Torres Fachini, M., de Paiva Xavier, L., & Otani, M. A. P. (2021). Diagnóstico situacional em saúde como estratégia de aprendizagem para estudantes de Enfermagem e Medicina. aúde m edes, 7(2), 191–200. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p191-200