To research involving people with disabilities and the inclusive perspectives: an international dossier

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n2p373-377

Abstract

O presente dossiê trata do pesquisar, envolvendo pessoas com deficiência e a perspectiva inclusiva, estando atravessado por pesquisadores da área de Educação Especial, Saúde e Processos Inclusivos. Foram reunidas abordagens em estudos documentais, empíricos e teórico-práticos que tomam a Educação ou a Saúde como dimensões da vida subjetiva, sempre na perspectiva das políticas e práticas de inclusão. A perspectiva inclusiva, neste dossiê, parte da compreensão e acolhimento das premissas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que, no Brasil, tem estatuto de Emenda Constitucional1.  

Author Biographies

Carla Biancha Angelucci, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, doutora em Psicologia Social. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordena a linha Educação Especial – táticas de resistência à produção de um não lugar para as diferenças na escola.

Ricardo Burg Ceccim, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestre em Educação, doutor em Psicologia Clínica, com pós-doutorado na Universitat Rovira i Virgli – Espanha e estágio pós-doutoral sênior na Università degli Studi di Parma – Itália. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq de Educação e Ensino da Saúde.

Cláudia Rodrigues de Freitas, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestra e doutora em Educação, com pós-doutorado na Università degli Studi di Cagliari – Itália. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar.

Published

2022-09-11

How to Cite

Biancha Angelucci, C., Burg Ceccim, R., & Rodrigues de Freitas, C. . (2022). To research involving people with disabilities and the inclusive perspectives: an international dossier. aúde m edes, 8(2), 373–377. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n2p373-377

Issue

Section

Dossiê Internacional: Pesquisar envolvendo pessoas com deficiência e a perspectiva inclusiva