Pesquisar envolvendo pessoas com deficiência e a perspectiva inclusiva: dossiê internacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n2p373-377

Resumen

O presente dossiê trata do pesquisar, envolvendo pessoas com deficiência e a perspectiva inclusiva, estando atravessado por pesquisadores da área de Educação Especial, Saúde e Processos Inclusivos. Foram reunidas abordagens em estudos documentais, empíricos e teórico-práticos que tomam a Educação ou a Saúde como dimensões da vida subjetiva, sempre na perspectiva das políticas e práticas de inclusão. A perspectiva inclusiva, neste dossiê, parte da compreensão e acolhimento das premissas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que, no Brasil, tem estatuto de Emenda Constitucional1.  

Biografía del autor/a

Carla Biancha Angelucci, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, doutora em Psicologia Social. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordena a linha Educação Especial – táticas de resistência à produção de um não lugar para as diferenças na escola.

Ricardo Burg Ceccim, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestre em Educação, doutor em Psicologia Clínica, com pós-doutorado na Universitat Rovira i Virgli – Espanha e estágio pós-doutoral sênior na Università degli Studi di Parma – Itália. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq de Educação e Ensino da Saúde.

Cláudia Rodrigues de Freitas, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestra e doutora em Educação, com pós-doutorado na Università degli Studi di Cagliari – Itália. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar.

Publicado

2022-09-11

Cómo citar

Biancha Angelucci, C., Burg Ceccim, R., & Rodrigues de Freitas, C. . (2022). Pesquisar envolvendo pessoas com deficiência e a perspectiva inclusiva: dossiê internacional . aúde m edes, 8(2), 373–377. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n2p373-377

Número

Sección

Dossiê Internacional: Pesquisar envolvendo pessoas com deficiência e a perspectiva inclusiva