Percurso formativo da humanização da saúde no discurso dos fisioterapeutas de uma unidade neonatal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n3p85-99

Palabras clave:

Humanização da Assistência, Ensino Superior, Educação Continuada. Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Fisioterapia.

Resumen

O artigo analisa a relação entre o percurso formativo da humanização da saúde e a atuação dos fisioterapeutas da unidade neonatal de um hospital público de ensino a partir de seus discursos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, sustentada pelos pilares teóricos-metodológicos de análise das Práticas Discursivas e Produção de Sentidos e do Construcionismo Social. Foram feitas entrevistas com oito fisioterapeutas. Para análise, foram feitas a transcrição sequencial e integral das falas. O procedimento analítico centrou-se na leitura exaustiva das entrevistas e identificação de quatro categorias analíticas: sentidos de humanização, atores sociais da humanização, percurso formativo da humanização e práticas alinhadas à humanização. Quanto aos resultados, os sentidos da humanização apontam para uma aproximação com conceitos da Política Nacional de Humanização; os participantes citaram os profissionais, os usuários e a gestão como atores sociais da humanização; na formação em humanização foi identificada uma fragilidade no ensino relacionado ao tema, porém, apesar disso, percebeu-se um alinhamento das práticas realizadas no local de trabalho com algumas propostas feitas pela Política Nacional de Humanização. O curso do Método Canguru destacou-se como o mais relevante no processo formativo. Por fim, a Educação Permanente em Saúde mostrou-se essencial na trajetória formativa desses fisioterapeutas.

Biografía del autor/a

Camila de Melo Moura, Universidade Federal de Alagoas

Fisioterapeuta, Mestra em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (FAMED/UFAL), atual fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes. 

Sérgio Seiji Aragaki

Possui graduação em Psicologia pela UNESP- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente no curso de graduação em Medicina e no Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Foi consultor da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, membro da Frente Formação e Pesquisa e referência do apoio matricial para o estado de Alagoas.

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Publicado

2021-12-21

Cómo citar

Moura, C. de M., & Aragaki, S. S. (2021). Percurso formativo da humanização da saúde no discurso dos fisioterapeutas de uma unidade neonatal. aúde m edes, 7(3), 85–99. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n3p85-99

Número

Sección

Artigos Originais