Estratégia de Ensino Ativo: O Júri Simulado no Curso de Graduação em Saúde Coletiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p09-18

Resumen

Objetivo: O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por acadêmicas do curso de Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Pará (UEPA) em uma das aulas. Método: A experiência foi desenvolvida a partir da disciplina Fundamentos da Saúde Coletiva no ano de 2019, tendo como contexto um espaço de reunião com a secretaria municipal de saúde do município de Belém no Pará, sobre o destino de verba para um projeto de saúde que fosse adequado à região. Os alunos foram divididos em  grupos previamente definidos, tendo em mãos cinco argumentos em favor de sua necessidade local e argumentos contrários aos outros agentes da reunião. Os agentes eram: representantes universitários; representantes da categoria profissional da área da saúde; representantes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); e a Secretaria de Saúde do município. Resultados: A partir da realização da dinâmica, houve estímulo à participação interdisciplinar, colaborando para uma visão ampliada de saúde a respeito da comunidade, considerando suas peculiaridades, possibilitando que habilidades de comunicação pudessem ser aprimoradas durante a graduação para que no futuro as mesmas possam ser colocadas em prática. Considerações Finais: O Jurí Simulado se mostrou eficaz, sendo esta uma potencial estratégia para ser utilizada na formação de Sanitaristas como é recomendado pelas Diretrizes Nacionais Curriculares.

Biografía del autor/a

Andressa Vulcão da Silva, Universidade do Estado do Pará

Graduanda em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Pará - UEPA

Gabrielle Caroline Sena de Queiroz, Universidade do Estado do Pará

Graduanda em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Pará - UEPA

Karina Saunders Montenegro, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação em Saúde na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)

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Publicado

2022-11-19

Cómo citar

da Silva, A. V., de Queiroz, G. C. S., & Montenegro, K. S. (2022). Estratégia de Ensino Ativo: O Júri Simulado no Curso de Graduação em Saúde Coletiva. aúde m edes, 8(sup2), 09–18. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p09-18