Integralidade em saúde na perspectiva de graduandos durante a assistência às mulheres em situação de violência doméstica de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n3p149-161

Palavras-chave:

Relações comunidade-instituição, Violência Contra a Mulher, Integralidade em Saúde, Educação Interprofissional, Violência Doméstica

Resumo

Objetivo: analisar a aprendizagem do conceito da integralidade por graduandos da área de saúde a partir da vivência assistencial às mulheres em situação de violência doméstica de gênero em um projeto de extensão universitária. Método: estudo qualitativo, baseado em entrevistas semiestruturadas, exploradas através da técnica de Análise de Conteúdo. Entrevistou-se 10 graduandos dos cursos de graduação em enfermagem e medicina da FCMSCSP que fizeram parte da assistência prestada às mulheres em situação de violência doméstica no CONFAD, no período de 23 a 30 de janeiro de 2019, durante o projeto de extensão universitária PECA. Resultados: Na análise do material empírico, emergiram as categorias: Preocupação às demandas silenciosas, dentre elas a violência, compreendida como as experiências individuais que causam sofrimento; e Assistência à luz da integralidade, percebido como o exercício da escuta qualificada, no acolhimento, na tomada de decisões compartilhadas e informação sobre a rede de atendimento e enfrentamento da violência. Conclusões: Os resultados apontam que a vivência dos graduandos na assistência prestada às mulheres em situação de violência se mostrou potente para que refletissem sobre a compreensão da violência como geradora de adoecimento e, por isso, precisa ser vista, ouvida e compreendida como parte do problema de saúde e da rede assistencial e de enfrentamento da violência. 

Biografia do Autor

Beatriz Hermenegildo Moglia, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Enfermeira pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro grupo de pesquisa Violência, Direitos Humanos e Saúde da FCMSCSP.  

Maria Fernanda Terra, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo FCMSCSP

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP (2002). Especialização Em Enfermagem em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo FSPUSP (2003). Doutorado em Ciências, área de Medicina Preventiva, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP (2017). Professora assistente no Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo FCMSCSP, atuando na área de Enfermagem em Saúde Coletiva, Violência Doméstica de gênero e Direitos Humanos. Coordena a Especialização em Enfrentamento e Prevenção da Violência para a Garantia dos Direitos Humanos na FCMSCSP. Líder do grupo de pesquisa Violência, Direitos Humanos e Saúde da FCMSCSP. Desenvolve pesquisa com foco na atenção primária à saúde, enfermagem em saúde coletiva, violência doméstica de gênero e violência contra a mulher.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Moglia, B. H., & Terra, M. F. (2022). Integralidade em saúde na perspectiva de graduandos durante a assistência às mulheres em situação de violência doméstica de gênero. aúde m edes, 8(3), 149–161. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n3p149-161

Edição

Seção

Artigos Originais