O perfil discente e desempenho acadêmico de universitários em tempos de pandemia Covid-19
The student profile and academic performance of university students in times of the Covid-19 pandemic
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n1.3958Resumen
O objetivo desse estudo consistiu em avaliar o perfil e o desempenho de acadêmicos de cursos da área da saúde em tempos de pandemia Covid-19 em uma Universidade pública localizada no interior da Amazônia. Trata-se de um estudo descritivo-quantitativo, realizado por meio de um questionário online com 50 acadêmicos de idade entre 18 a 52 anos no período de setembro a novembro de 2021. Os resultados mostraram que a maioria dos acadêmicos participantes foram mulheres (82%), apontaram estado civil de solteiro (76%) e com renda mensal de até dois salários-mínimos (62%). Durante a pandemia os participantes conseguiram manter suas atividades físicas de pelo menos três vezes na semana (42%) e a maioria (66%) não apresentou vínculo empregatício. Quanto as questões de saúde os resultados mostraram que os acadêmicos (60%) não testaram positivo para Covid-19 até dia 30 de novembro de 2021 e não necessitaram de afastamentos e/ou internações por motivos de doenças (76%). Em relação ao desempenho acadêmico, discentes relataram (62%) apresentar espaço para estudos em domicílio, o uso celular para assistir as aulas (50%) através do wifi (68%), que não ter aulas práticas impacta negativamente no desempenho (82%), e que tiveram dificuldades em algum momento com assuntos trabalhados online (90%). Verificou-se que a maior dificuldade dos acadêmicos esteve relacionada ao entendimento dos conteúdos na sala de aula virtual. A partir dos resultados, conclui-se que o momento pandêmico ocasionado pelo novo coronavírus afetou a forma de ensino aprendizagem desses universitários e trouxe desafios importantes que influenciaram no desempenho acadêmico.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Saúde em Redes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).