Projeto Terapêutico Singular: relato de experiência da construção da prática da ESF no ensino da medicina

Singular Therapeutic Project: experience report of the practical application of the family health strategy in the teaching of medicine

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4342

Resumen

A disciplina Integração-Ensino-Serviço-Comunidade III (IESC III) faz parte do itinerário curricular da Universidade do Grande Rio – Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO-AFYA) e, por ter caráter obrigatório, deve ser cursada por todos os graduandos ao decorrer do curso. Como parte da metodologia de ensino-aprendizagem, acompanhados pelos professores atribuídos ao curso, os discentes, como parte das atividades da disciplina, realizam, em sua prática, um Projeto Terapêutico Singular (PTS), seguindo as normas da Equipe de Saúde da Família (ESF), tendo a oportunidade de acompanhar uma família por meio dessa ação. Este artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos discentes durante os quatro meses de IESC III em que foi posto em prática o desenvolvimento do PTS. Na percepção dos estudantes, tal ação formativa foi substancial para a construção dos futuros médicos, haja vista o contato mais próximo com a família em questão, que proporcionou a familiarização com o trabalho que é desenvolvido diariamente pelos Agentes Comunitários de Saúde. Ademais, atesta-se pelo próprio sucesso obtido ao final do trabalho, que ele oportunizou o conhecimento de realidades completamente distintas daquelas vivenciadas por cada integrante do grupo.   Palavras-chave: Empatia; Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família; Ensino; Medicina.

Biografía del autor/a

Andrea Currais Espasandin , Unigranrio-Afya

Acadêmica do curso de Medicina. Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) - AFYA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Gabriela Cruz Nishioka, Unigranrio-Afya

Acadêmica do curso de Medicina. Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) - AFYA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

João Gabriel de Oliveira Lourenço da Silva, Unigranrio-Afya

Acadêmico do curso de Medicina. Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) - AFYA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Cristina Antunes Mota, Unigranrio-Afya

Mestre em Saúde da Família pela UNESA; Doutora em Educação pela UNESA. Docente da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) - AFYA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

André Alves Dias, Unigranrio-Afya

Pesquisador em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz; Mestre em Biologia Celular e Molecular e Doutor em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz. Docente da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) - AFYA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Fernanda Marques de Carvalho, Unigranrio-Afya

Bióloga e Biomédica; Mestre e Doutora em Ciências, Subárea: Imunologia, pela Fundação Oswaldo Cruz; Pós-doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz; Especialista em educação e inovação. Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) - AFYA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Leila Chevitarese, Unigranrio-Afya

Mestre e Doutora em Odontologia pela UFRJ. Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela UVA. Docente da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) - AFYA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Publicado

2024-03-06

Cómo citar

Espasandin , A. C., Nishioka, G. C. ., Silva, J. G. de O. L. da ., Mota, C. A. ., Dias, A. A. ., Carvalho, F. M. de ., & Chevitarese, L. (2024). Projeto Terapêutico Singular: relato de experiência da construção da prática da ESF no ensino da medicina : Singular Therapeutic Project: experience report of the practical application of the family health strategy in the teaching of medicine. aúde m edes, 10(1), 4342. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4342

Número

Sección

Relato de Experiência