Residência Multiprofissional: fomentando o Ensino Centrado no Residente – um relato de experiência com o corpo docente-assistencial e gestores

Multiprofessional Residency: promoting Resident-Centered Teaching – an experience report with teaching staff and managers

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4367

Resumen

Objetivo: Este artigo teve como objetivo descrever a experiência de uma oficina ministrada aos preceptores, tutores e coordenação de uma Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do Adulto abrangendo as áreas de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia. O foco da oficina foi destacar a importância e os impactos de intervenções rápidas no Ensino Centrado no Residente. Descrição da experiência: Durante a oficina, foram empregadas diversas ferramentas de ensino, incluindo dinâmicas em grupo, a utilização da ferramenta Mentimeter® e a Revisão por pares. A avaliação do evento foi conduzida através de revisões realizadas pelos pares de cada participante (preceptor, tutor e coordenação) ao término da atividade, bem como por meio de autoavaliações. Os resultados obtidos refletem a eficácia do planejamento pedagógico, evidenciada pelos depoimentos positivos dos participantes. No entanto, a análise da experiência educacional também revelou que a metodologia demanda um maior período de tempo para ser completamente absorvida e que seria benéfico incluir um espaço dedicado ao feedback crítico, visando proporcionar críticas construtivas para aprimorar a dinâmica do processo. Em conclusão, este relato de experiência demonstra a eficácia de atividades pedagógicas rápidas, baseadas em metodologias ativas, ao envolver preceptores, tutores e coordenação de residências multiprofissionais na compreensão da relevância de estabelecer uma relação sólida com os residentes. Essa conexão desempenha um papel fundamental na concepção de planos de aprendizado personalizados que levam em conta as características individuais de cada residente.   Palavras-chave: Internato e Residência; Ensino; Preceptoria.

Biografía del autor/a

Lúcia de Fátima Carvalho Mesquita, Hospital Getúlio Vargas

Enfermeira graduada pela UFPI é mestre em Terapia Intensiva pela SOBRATI, em Enfermagem Médico Cirúrgica pela UFPI , em Saúde da Família pela UESPI e pós em Docência do Ensino Superior pela FACID. Atualmente é enfermeira da Estratégia Saúde da Família da FMS de Teresina , enfermeira assistencial da UTI do Hospital Getúlio Vargas, Preceptora da Residência Integrada Multiprofissional de Terapia Intensiva do Adulto da Universidade Estadual do Piauí.

Publicado

2024-04-17

Cómo citar

Ykeda, D. S., & Mesquita, L. de F. C. (2024). Residência Multiprofissional: fomentando o Ensino Centrado no Residente – um relato de experiência com o corpo docente-assistencial e gestores: Multiprofessional Residency: promoting Resident-Centered Teaching – an experience report with teaching staff and managers. aúde m edes, 10(1), 4367. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4367

Número

Sección

Relato de Experiência