POLÍTICAS CURRICULARES INTERSETORIAIS ENTRE EDUCAÇÃO, CULTURA, CIÊNCIAS E SAÚDE: EXPERIÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO-PARTICIPAÇÃO EM ÁREAS DE EXCLUSÃO SOCIAL NO RIO DE JANEIRO / BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n1p96-116Palabras clave:
Adolescente, Educação em Saúde, Vulnerabilidade SocialResumen
Este artigo discute questões referentes à exclusão social no Brasil e as ações intersetoriais, com foco no processo social de construção da juventude e algumas estratégias de articulação entre educação, saúde e cultura numa perspectiva de promoção do desenvolvimento por meio do fortalecimento das redes de interação social e resiliência. Para tanto, apresenta o processo e os resultados de duas pesquisas baseadas no método da Investigação-Ação-Participativa com a comunidade de uma área de favela na cidade do Rio de Janeiro a partir de ações articuladas de pesquisa e extensão. Como resultados, podemos considerar que as duas experiências apontam positivamente como alternativas para lidar com a exclusão social da juventude, contudo as Políticas públicas Intersetoriais entre Educação, Cultura e Saúde não alcançaram todavia uma articulação capaz de fortalecer essas práticas. Ainda encontramos dificuldades, por exemplo, em integrar as atividades e ações dos profissionais da saúde com atividades e ações dos profissionais da educação, apesar da existência do Programa Saúde na Escola. No nível do território, a dificuldade de entendimento da dinâmica dessas duas áreas – em termos teóricos e práticos - emergiu de maneira crítica. São agendas distanciadas como se aquelas instituições de saúde e de educação não estivessem falando e tratando das mesmas pessoas, do mesmo lugar – a favela – e possivelmente, dos mesmos problemas.Citas
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